Este presente trabalho propõe uma reflexão sobre o papel docente na formação e transformação da sociedade. Com base no pensamento idealizado pelo filósofo e educador brasileiro Dermeval Saviani, o estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica de acordo com os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Partimos de uma metodologia de análise qualitativa, utilizando pesquisas bibliográficas como fontes de referência. Baseados nas ideias marxistas e na teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, inicialmente discutimos brevemente a teoria da Pedagogia Histórico-Crítica e definimos os termos "formação", "identidade" e "saberes docentes". Em seguida, apresentamos a práxis pedagógica, ou seja, a articulação da teoria e prática do professor, desde a construção de sua identidade até o trabalho propriamente dito. A pesquisa identificou a formação (inicial e continuada) do professor como fator determinante na promoção do desenvolvimento do educando e na mudança de sua realidade. Os saberes docentes não envolvem apenas o domínio das disciplinas; estes devem ter um caráter reflexivo e intencional, sendo assim, as questões sociais precedem os conteúdos. É necessário compreender que tanto as atuais quanto as antigas conjunturas sociais, econômicas e políticas influenciam na identidade e atuação educativa do professor. A teoria e prática docente devem estar articuladas, buscando, como propósito freiriano, uma educação emancipadora.