O presente artigo objetiva apresentar a avaliação do processo de implantação e implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação de uma universidade do Nordeste brasileiro. Foi utilizado como referencial metodológico a pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, bibliográfico e documental, como suporte para o relato de experiência, bem como o referencial clássico da área de avaliação comparada. Inicialmente, é feita uma breve contextualização histórica a partir das políticas públicas regulatórias da metodologia e da prática extensionista universitária no Brasil e das práticas de atividades de extensão universitária no país, recorrendo a referenciais teóricos sobre metodologia e práticas extensionistas. Na sequência, refletimos sobre a curricularização da extensão, considerando as metas do PNE 2024-2034, a docência no ensino superior e o perfil do egresso. Dando continuidade, é discutido o processo de implantação e implementação da curricularização da extensão na universidade que foi campo da pesquisa, com base nas ações desenvolvidas até o processo de formalização dos currículos reformados. Apesar do processo de reforma nos currículos dos cursos que serão foco desta análise comparada estar finalizado, discussão ainda está sendo construída, a partir de reflexões sobre os limites, as possibilidades e as potencialidades, visto que o processo de implementação ainda está em curso. No entanto, considerando que o processo de reformulação curricular dos cursos integrantes desta análise comparada ainda está em construção, apresentamos resultados prospectivos, começando pela formalização da metodologia utilizada para a institucionalização, a formalização de normativas internas, a capacitação e orientação dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDEs dos cursos, reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs, com ênfase especialmente na estrutura curricular, nos aspectos metodológicos e avaliativo, no planejamento das etapas operacionais para a implantação nos cursos e a avaliação comparada das diferentes abordagens de reformulações curriculares adotadas por três distintas áreas do conhecimento.