Este artigo se origina durante o 6° semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, durante a realização das orientações do Trabalho de Conclusão de Curso, momento essencialmente importante para a formação de professores, onde traz como objetivos analisar os pontos acerca da temática da pedagogia da reconciliação como uma alternativa de proposta de intervenção para os conflitos escolares internos. Para se atingir esse determinado propósito, analisou-se certos fatores, tais como: a) Do que se trata essa pedagogia?; b) Para qual reconciliação?; c) Os conflitos escolares internos e suas motivações. E, para alcançar as respectivas respostas, o processo de pesquisa seguiu a linha de investigação bibliográfica e por métodos observatórios que foram realizados ao longo da graduação em experiências de estágios obrigatórios e não obrigatórios, que ajudaram a perceber algumas características presentes nas escolas e nas relações interpessoais que encontramos neste ambiente educacional. Além das interações comumente vistas, percebe-se também a presença dos conflitos internos e, como proposta de intervenção, sugere-se trabalhar sobre a reconciliação entre as partes para que haja a harmonia neste espaço, a fim de que minimize o sofrimento pela perpetuação das desavenças escolares que, em alguns determinados casos, provoca desânimo, o baixo rendimento entre as partes e a falta de laços humanizadores e fraternos.