O cinema, assim como a vida, passou por mudanças importantes ao longo da sua história. O trabalho seminal dos irmãos Lumière, que marca a origem do cinema, é caracterizado por produções audiovisuais curtas, sem edição ou sonorização. O Minuto Lumiére (ML), dessa forma, é um recurso audiovisual inspirados nos pais do cinema, que consiste na produção de um curta-metragem de um minuto sem cortes e sonorização, que pode ser utilizado na abordagem de qualquer tema, o que o torna um instrumento metodológico versátil. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é refletir sobre produções audiovisuais no formato ML desenvolvidas por licenciandos em Ciências Biológicas com enfoque na Evolução Humana. As produções foram roteirizadas e filmadas pelos estudantes e abordaram diversos aspectos da nossa evolução, com recorrência do bipedalismo, da liberação das mãos para a produção e utilização de ferramentas e o desenvolvimento do pensar como temáticas. Podemos concluir, portanto, que, o recurso didático ML é uma ferramenta metodológica de baixo custo, fácil produção e que permite o protagonismo estudantil e o trabalho em grupo aliado ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, tornando-a, assim, uma metodologia ativa de aprendizagens adequada ao ensino de diversos temas da Biologia e, em especial, relacionados à evolução biológica.