Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MIGUILIM NA SALA DE AULA: CONEXÕES ENTRE O TEXTO LITERÁRIO, O LEITOR JUVENIL E A POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIAS DIGITAIS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presença dos textos literários contemporâneos em sala de aula tem sido cada vez mais comum, não só pela tentativa de maior envolvimento dos alunos, mas também para atender as demandas dos documentos normativos do ensino básico nacional. Entretanto, esse movimento, muito positivo, não invalida a importância de continuarmos oferecendo aos nossos alunos a oportunidade de experiências com textos literários de autores considerados clássicos, como Guimarães Rosa. Diante disso, nesse artigo, trazemos uma proposta de leitura mediada em sala de aula, para alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio, com o conto “Miguilim”, publicado inicialmente na obra Corpo de Baile, em 1956, numa perspectiva baseada no método recepcional e suas possíveis aproximações com as novas mídias. Assim, a fim de fundamentar nossa proposta, contamos com as considerações teóricas de Bordini e Aguiar (1988), sobretudo nas contribuições sobre método recepcional, e Iser (1999) e Jauss (1979) no que se refere à valorização do leitor como agente central na atribuição de sentidos ao texto literário; Colomer (2007) e Cosson (2014) visando à formação leitora e reiterando a proposta metodológica participativa e interativa; Paiva (2022, 2023), Werhmuller e Silveira (2012), no que diz respeito a ambientes e experiências multimodais de interação entre o texto literário e as mídias sociais.

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