AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS INICIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111760 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4110 "inscrito_id" => 12709 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Este estudo aponta a formação em psicopedagogia, que oferece inúmeros subsídios para a educação. Tem como objetivo geral analisar as contribuições da psicopedagogia no processo de ensino e aprendizagem da educação básica nos anos iniciais. O psicopedagogo é um profissional relevante para uma instituição de ensino, pois é através da queixa do professor que ele vai à busca da família do aluno e dar início ao processo de intervenção na instituição. Esses profissionais necessitam entender e perceber a relevância de seu trabalho, como facilitadores nas escolas para poder encaminhar e ajudar aqueles que no processo de ensino aprendizagem não apresentam bom desempenho. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica, documental e de campo com uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários aos docentes e discentes do ensino fundamental dos anos iniciais de uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano, onde a mesma dispõe de uma sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE. Como resultado aponta-se que os docentes que são qualificados na área da psicopedagogia desenvolvem em sua rotina estímulos aos alunos com diversos instrumentos pedagógicos lúdicos, para que ele supere as dificuldades compreendendo o porquê destas dificuldades apresentadas em sala de aula pelo aluno e assim o psicopedagogo colabora para que essa problemática seja solucionada para a melhoria da prática pedagógica do professor e do aprendizado do aluno, onde investiga a relação do que se aprende e a mente do ser humano buscando de várias maneiras melhorar o desenvolvimento de entendimento das atividades e conteúdos propostos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12709_TB4110_02102024101604.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE GOMES BEZERRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simonegomes5689@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111760 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4110 "inscrito_id" => 12709 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Este estudo aponta a formação em psicopedagogia, que oferece inúmeros subsídios para a educação. Tem como objetivo geral analisar as contribuições da psicopedagogia no processo de ensino e aprendizagem da educação básica nos anos iniciais. O psicopedagogo é um profissional relevante para uma instituição de ensino, pois é através da queixa do professor que ele vai à busca da família do aluno e dar início ao processo de intervenção na instituição. Esses profissionais necessitam entender e perceber a relevância de seu trabalho, como facilitadores nas escolas para poder encaminhar e ajudar aqueles que no processo de ensino aprendizagem não apresentam bom desempenho. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica, documental e de campo com uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários aos docentes e discentes do ensino fundamental dos anos iniciais de uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano, onde a mesma dispõe de uma sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE. Como resultado aponta-se que os docentes que são qualificados na área da psicopedagogia desenvolvem em sua rotina estímulos aos alunos com diversos instrumentos pedagógicos lúdicos, para que ele supere as dificuldades compreendendo o porquê destas dificuldades apresentadas em sala de aula pelo aluno e assim o psicopedagogo colabora para que essa problemática seja solucionada para a melhoria da prática pedagógica do professor e do aprendizado do aluno, onde investiga a relação do que se aprende e a mente do ser humano buscando de várias maneiras melhorar o desenvolvimento de entendimento das atividades e conteúdos propostos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12709_TB4110_02102024101604.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE GOMES BEZERRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simonegomes5689@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }