Este estudo aponta a formação em psicopedagogia, que oferece inúmeros subsídios para a educação. Tem como objetivo geral analisar as contribuições da psicopedagogia no processo de ensino e aprendizagem da educação básica nos anos iniciais. O psicopedagogo é um profissional relevante para uma instituição de ensino, pois é através da queixa do professor que ele vai à busca da família do aluno e dar início ao processo de intervenção na instituição. Esses profissionais necessitam entender e perceber a relevância de seu trabalho, como facilitadores nas escolas para poder encaminhar e ajudar aqueles que no processo de ensino aprendizagem não apresentam bom desempenho. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica, documental e de campo com uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários aos docentes e discentes do ensino fundamental dos anos iniciais de uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano, onde a mesma dispõe de uma sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE. Como resultado aponta-se que os docentes que são qualificados na área da psicopedagogia desenvolvem em sua rotina estímulos aos alunos com diversos instrumentos pedagógicos lúdicos, para que ele supere as dificuldades compreendendo o porquê destas dificuldades apresentadas em sala de aula pelo aluno e assim o psicopedagogo colabora para que essa problemática seja solucionada para a melhoria da prática pedagógica do professor e do aprendizado do aluno, onde investiga a relação do que se aprende e a mente do ser humano buscando de várias maneiras melhorar o desenvolvimento de entendimento das atividades e conteúdos propostos em sala de aula.