O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do Modelo Pedagógico SENAC na educação profissional, utilizando como estudo de caso a experiência pedagógica no SENAC do Estado de Alagoas. A justificativa para esta pesquisa reside na crescente demanda por uma educação profissional de qualidade que prepare os alunos para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo. Conhecido por sua abordagem prática e centrada no aluno, o modelo pedagógico SENAC, oferece uma perspectiva ampla para entender como a educação profissional pode ser eficazmente implementada e aprimorada. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica abrangente sobre educação profissional e o próprio Modelo Pedagógico, seguida de uma análise qualitativa da experiência pedagógica específica do SENAC Alagoas. A revisão bibliográfica envolve a consulta a documentos que discutem a eficácia de diferentes abordagens pedagógicas na formação profissional. O referencial teórico baseia-se em conceitos de pedagogia crítica e educação emancipadora, destacando autores como Paulo Freire, que enfatiza a importância de uma educação que promova a autonomia e a capacidade crítica dos alunos. O modelo pedagógico do SENAC é analisado à luz dessas teorias, ressaltando suas práticas inovadoras e os desafios encontrados na implementação. Os resultados obtidos indicam que o modelo pedagógico do SENAC Alagoas tem um impacto positivo significativo na formação profissional dos alunos, promovendo não apenas habilidades técnicas, mas também competências socioemocionais e a capacidade de resolução de problemas. A pesquisa destaca a importância da participação ativa dos alunos no próprio processo de aprendizagem.