Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109445
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 820
    "inscrito_id" => 7014
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS"
    "resumo" => "Este estudo relata a experiência de monitoria acadêmica na disciplina de Zoologia Geral do Curso de Licenciatura em Plena em Ciências Agrárias, destacando a importância dessa prática na formação de professores. Com base em uma abordagem qualitativa, os autores buscaram compreender o impacto da monitoria na compreensão dos conteúdos pelos alunos e na resolução de dúvidas específicas. A pesquisa fundamentou-se na relação entre seres humanos e animais, ressaltando a relevância da compreensão das características dos grupos animais para a interação e preservação das espécies. A metodologia adotada incluiu observação participante e registros reflexivos, permitindo uma análise aprofundada das experiências vivenciadas. Os resultados parciais indicaram uma melhoria na compreensão dos conteúdos por parte dos alunos e a aquisição de habilidades pelos monitores, evidenciando a monitoria acadêmica como uma estratégia valiosa para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem. Recomenda-se a implementação de novas abordagens pedagógicas e recursos que promovam um ambiente de aprendizagem mais eficaz, visando otimizar futuras experiências de monitoria. A pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada das práticas pedagógicas, identificando estratégias eficazes e áreas passíveis de aprimoramento, com o intuito de melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e monitores envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7014_TB820_05102024121954.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GIZANIA DE SALES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "gizaniasales042003@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109445
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 820
    "inscrito_id" => 7014
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS"
    "resumo" => "Este estudo relata a experiência de monitoria acadêmica na disciplina de Zoologia Geral do Curso de Licenciatura em Plena em Ciências Agrárias, destacando a importância dessa prática na formação de professores. Com base em uma abordagem qualitativa, os autores buscaram compreender o impacto da monitoria na compreensão dos conteúdos pelos alunos e na resolução de dúvidas específicas. A pesquisa fundamentou-se na relação entre seres humanos e animais, ressaltando a relevância da compreensão das características dos grupos animais para a interação e preservação das espécies. A metodologia adotada incluiu observação participante e registros reflexivos, permitindo uma análise aprofundada das experiências vivenciadas. Os resultados parciais indicaram uma melhoria na compreensão dos conteúdos por parte dos alunos e a aquisição de habilidades pelos monitores, evidenciando a monitoria acadêmica como uma estratégia valiosa para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem. Recomenda-se a implementação de novas abordagens pedagógicas e recursos que promovam um ambiente de aprendizagem mais eficaz, visando otimizar futuras experiências de monitoria. A pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada das práticas pedagógicas, identificando estratégias eficazes e áreas passíveis de aprimoramento, com o intuito de melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e monitores envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7014_TB820_05102024121954.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GIZANIA DE SALES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "gizaniasales042003@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo relata a experiência de monitoria acadêmica na disciplina de Zoologia Geral do Curso de Licenciatura em Plena em Ciências Agrárias, destacando a importância dessa prática na formação de professores. Com base em uma abordagem qualitativa, os autores buscaram compreender o impacto da monitoria na compreensão dos conteúdos pelos alunos e na resolução de dúvidas específicas. A pesquisa fundamentou-se na relação entre seres humanos e animais, ressaltando a relevância da compreensão das características dos grupos animais para a interação e preservação das espécies. A metodologia adotada incluiu observação participante e registros reflexivos, permitindo uma análise aprofundada das experiências vivenciadas. Os resultados parciais indicaram uma melhoria na compreensão dos conteúdos por parte dos alunos e a aquisição de habilidades pelos monitores, evidenciando a monitoria acadêmica como uma estratégia valiosa para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem. Recomenda-se a implementação de novas abordagens pedagógicas e recursos que promovam um ambiente de aprendizagem mais eficaz, visando otimizar futuras experiências de monitoria. A pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada das práticas pedagógicas, identificando estratégias eficazes e áreas passíveis de aprimoramento, com o intuito de melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e monitores envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.