A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109445 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 820 "inscrito_id" => 7014 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS" "resumo" => "Este estudo relata a experiência de monitoria acadêmica na disciplina de Zoologia Geral do Curso de Licenciatura em Plena em Ciências Agrárias, destacando a importância dessa prática na formação de professores. Com base em uma abordagem qualitativa, os autores buscaram compreender o impacto da monitoria na compreensão dos conteúdos pelos alunos e na resolução de dúvidas específicas. A pesquisa fundamentou-se na relação entre seres humanos e animais, ressaltando a relevância da compreensão das características dos grupos animais para a interação e preservação das espécies. A metodologia adotada incluiu observação participante e registros reflexivos, permitindo uma análise aprofundada das experiências vivenciadas. Os resultados parciais indicaram uma melhoria na compreensão dos conteúdos por parte dos alunos e a aquisição de habilidades pelos monitores, evidenciando a monitoria acadêmica como uma estratégia valiosa para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem. Recomenda-se a implementação de novas abordagens pedagógicas e recursos que promovam um ambiente de aprendizagem mais eficaz, visando otimizar futuras experiências de monitoria. A pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada das práticas pedagógicas, identificando estratégias eficazes e áreas passíveis de aprimoramento, com o intuito de melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e monitores envolvidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7014_TB820_05102024121954.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GIZANIA DE SALES LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "gizaniasales042003@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109445 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 820 "inscrito_id" => 7014 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS" "resumo" => "Este estudo relata a experiência de monitoria acadêmica na disciplina de Zoologia Geral do Curso de Licenciatura em Plena em Ciências Agrárias, destacando a importância dessa prática na formação de professores. Com base em uma abordagem qualitativa, os autores buscaram compreender o impacto da monitoria na compreensão dos conteúdos pelos alunos e na resolução de dúvidas específicas. A pesquisa fundamentou-se na relação entre seres humanos e animais, ressaltando a relevância da compreensão das características dos grupos animais para a interação e preservação das espécies. A metodologia adotada incluiu observação participante e registros reflexivos, permitindo uma análise aprofundada das experiências vivenciadas. Os resultados parciais indicaram uma melhoria na compreensão dos conteúdos por parte dos alunos e a aquisição de habilidades pelos monitores, evidenciando a monitoria acadêmica como uma estratégia valiosa para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem. Recomenda-se a implementação de novas abordagens pedagógicas e recursos que promovam um ambiente de aprendizagem mais eficaz, visando otimizar futuras experiências de monitoria. A pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada das práticas pedagógicas, identificando estratégias eficazes e áreas passíveis de aprimoramento, com o intuito de melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e monitores envolvidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7014_TB820_05102024121954.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GIZANIA DE SALES LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "gizaniasales042003@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }