Este estudo relata a experiência de monitoria acadêmica na disciplina de Zoologia Geral do Curso de Licenciatura em Plena em Ciências Agrárias, destacando a importância dessa prática na formação de professores. Com base em uma abordagem qualitativa, os autores buscaram compreender o impacto da monitoria na compreensão dos conteúdos pelos alunos e na resolução de dúvidas específicas. A pesquisa fundamentou-se na relação entre seres humanos e animais, ressaltando a relevância da compreensão das características dos grupos animais para a interação e preservação das espécies. A metodologia adotada incluiu observação participante e registros reflexivos, permitindo uma análise aprofundada das experiências vivenciadas. Os resultados parciais indicaram uma melhoria na compreensão dos conteúdos por parte dos alunos e a aquisição de habilidades pelos monitores, evidenciando a monitoria acadêmica como uma estratégia valiosa para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem. Recomenda-se a implementação de novas abordagens pedagógicas e recursos que promovam um ambiente de aprendizagem mais eficaz, visando otimizar futuras experiências de monitoria. A pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada das práticas pedagógicas, identificando estratégias eficazes e áreas passíveis de aprimoramento, com o intuito de melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e monitores envolvidos.