Temas sobre a educação sempre estiveram em pauta e, nos últimos anos, houve inúmeros estudos sobre a reforma do Ensino Médio. Diante disso, o presente estudo partiu da seguinte problemática: quais desafios e possibilidades de aprendizagens propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir da implantação do Novo Ensino Médio? Objetivou analisar a proposta curricular para o Novo Ensino Médio considerando a Base Nacional Comum Curricular, como objetivos específicos propôs caracterizar a proposta curricular, apontar e verificar os principais desafios e possibilidades para implantação do Novo Ensino Médio com vistas as aprendizagens essenciais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e de cunho exploratório a partir da base teórica guiada pelos seguintes autores: Tiradentes (2018), Casagrande (2021), Mocarzel, Rojas e Pimenta (2018) e Groenwald e Panossian (2021). Após as análises, destacou-se que os principais entraves e desafios na implantação do Novo Ensino Médio sobressaem nas escolas da rede pública por possuírem limitações em suas estruturas, nas questões didático-educativas e nas necessidades formativas dos docentes para atender às demandas do contexto educacional atual. Evidenciou algumas características neste arranjo curricular como a presença de anseios para uma formação voltada para mão-de -obra que atenda as demandas do mercado de trabalho, apontou a ampliação do tempo escolar para até 1400 horas anuais deixando mais fragilizados as escolas públicas pela falta de infraestrutura e formação qualificada. O presente estudo limita-se em compreender todos os desafios e possibilidades na implantação do Novo Ensino Médio, tendo em vista que, as redes e os sistemas de ensinos possuem suas especificidades.