Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DANÇA COMO PROCESSO EDUCATIVO E PRÁTICA REVIGORANTE NA TERCEIRA IDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110231
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1933
    "inscrito_id" => 4394
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DANÇA COMO PROCESSO EDUCATIVO E PRÁTICA REVIGORANTE NA TERCEIRA IDADE"
    "resumo" => "A dança é considerada uma arte corporal que usa o som para ser executada, independentemente de coreografias, configurando-se como um exercício de movimentos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de quem dela se utiliza. Como processo educativo, a dança não se resume à aquisição de habilidades, uma vez que contribui para o aprimoramento dos princípios fundamentais do movimento e do desenvolvimento do potencial humano, além da interação entre as pessoas por meio das relações corpóreas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo discutir o processo educativo e os benefícios que a dança proporcionou a um grupo de idosos de uma academia particular da cidade do Rio de Janeiro/RJ. Para tal, realizamos uma entrevista semiestruturada com 10 participantes ao término de um período de seis meses de aulas de dança. As respostas obtidas foram analisadas levando em consideração os fundamentos teóricos de Antunes (2011), Barreto (2004), Bregolato (2006), Camargo, Telles, Souza (2016), Garcia (2009), Nunes (2021), entre outros. Os resultados deste trabalho apontam para o fato de que a dança não só proporcionou a melhoria do humor e do sono e mais energia/vigor durante as atividades diárias do grupo entrevistado, mas também promoveu a interação/socialização entre os participantes, visto que a troca de conhecimentos e experiências acumulados ao longo da vida era uma prática constante nos encontros, legitimando a academia como um espaço educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4394_TB1933_11072024110041.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIO"
    "autor_email" => "patricioavieira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110231
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1933
    "inscrito_id" => 4394
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DANÇA COMO PROCESSO EDUCATIVO E PRÁTICA REVIGORANTE NA TERCEIRA IDADE"
    "resumo" => "A dança é considerada uma arte corporal que usa o som para ser executada, independentemente de coreografias, configurando-se como um exercício de movimentos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de quem dela se utiliza. Como processo educativo, a dança não se resume à aquisição de habilidades, uma vez que contribui para o aprimoramento dos princípios fundamentais do movimento e do desenvolvimento do potencial humano, além da interação entre as pessoas por meio das relações corpóreas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo discutir o processo educativo e os benefícios que a dança proporcionou a um grupo de idosos de uma academia particular da cidade do Rio de Janeiro/RJ. Para tal, realizamos uma entrevista semiestruturada com 10 participantes ao término de um período de seis meses de aulas de dança. As respostas obtidas foram analisadas levando em consideração os fundamentos teóricos de Antunes (2011), Barreto (2004), Bregolato (2006), Camargo, Telles, Souza (2016), Garcia (2009), Nunes (2021), entre outros. Os resultados deste trabalho apontam para o fato de que a dança não só proporcionou a melhoria do humor e do sono e mais energia/vigor durante as atividades diárias do grupo entrevistado, mas também promoveu a interação/socialização entre os participantes, visto que a troca de conhecimentos e experiências acumulados ao longo da vida era uma prática constante nos encontros, legitimando a academia como um espaço educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4394_TB1933_11072024110041.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIO"
    "autor_email" => "patricioavieira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A dança é considerada uma arte corporal que usa o som para ser executada, independentemente de coreografias, configurando-se como um exercício de movimentos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de quem dela se utiliza. Como processo educativo, a dança não se resume à aquisição de habilidades, uma vez que contribui para o aprimoramento dos princípios fundamentais do movimento e do desenvolvimento do potencial humano, além da interação entre as pessoas por meio das relações corpóreas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo discutir o processo educativo e os benefícios que a dança proporcionou a um grupo de idosos de uma academia particular da cidade do Rio de Janeiro/RJ. Para tal, realizamos uma entrevista semiestruturada com 10 participantes ao término de um período de seis meses de aulas de dança. As respostas obtidas foram analisadas levando em consideração os fundamentos teóricos de Antunes (2011), Barreto (2004), Bregolato (2006), Camargo, Telles, Souza (2016), Garcia (2009), Nunes (2021), entre outros. Os resultados deste trabalho apontam para o fato de que a dança não só proporcionou a melhoria do humor e do sono e mais energia/vigor durante as atividades diárias do grupo entrevistado, mas também promoveu a interação/socialização entre os participantes, visto que a troca de conhecimentos e experiências acumulados ao longo da vida era uma prática constante nos encontros, legitimando a academia como um espaço educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.