Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRIMEIRA FASE DA REPÚBLICA NA OBRA DE LIMA BARRETO – TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110226
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1926
    "inscrito_id" => 6904
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRIMEIRA FASE DA REPÚBLICA NA OBRA DE LIMA BARRETO – TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA"
    "resumo" => "Nas aulas de História do Brasil, normalmente, são utilizados mapas, iconografias, recortes de textos antigos como recursos pelo professor para melhor se fazer pelos alunos, ao ser explanado o conteúdo proposto. No entanto, um recurso pouco usado são os livros de nossa vasta literatura, nos quais podemos encontrar fatos históricos, modos de vida de uma sociedade, ideologias, referências que podem se perpetuar por vários e vários anos, e que nos pode fazer entender uma época que está ali sendo explanada na sala de aula. O livro em questão é um exemplo disso, por que não estuda os primeiros anos da república, ou melhor, o governo de um dos presidentes através de um sucesso da nossa literatura? Em Triste Fim de Policarpo Quaresma há uma gama de fatos históricos que podem ser identificados pelo leitor, orientado pelo professor de história e que com o auxilio do professor de literatura podem fazer um trabalho interdisciplinar, mostrando aos discentes que a literatura e aula de história não são algo cansativo, mas que se complementam cada uma com sua riqueza de detalhes e que faz nossa imaginação ser despertada. O trabalho foi feito a partir da leitura e observação não só da escola literária e a importância do seu autor, mas com intuito de dinamizar as aulas de história e literatura. Fazer um trabalho interdisciplinar nem sempre é fácil, mas a história e a literatura podem nos dá algo bem atrativo ao descobrimos em livros, que não imaginavam, um olhar histórico sobre determinada sociedade. Localizar os fatos históricos do governo de Marechal Floriano Peixoto no livro de Lima Barreto foi o desafio, com a finalidade de que o aluno possa perceber nas aulas de história e literatura que elas se complementam a tal ponto que os fatos história são registrados nessa literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6904_TB1926_26102024204920.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUAN PABLO DE SOUZA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JUAN"
    "autor_email" => "juanpabloprofessor@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110226
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1926
    "inscrito_id" => 6904
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRIMEIRA FASE DA REPÚBLICA NA OBRA DE LIMA BARRETO – TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA"
    "resumo" => "Nas aulas de História do Brasil, normalmente, são utilizados mapas, iconografias, recortes de textos antigos como recursos pelo professor para melhor se fazer pelos alunos, ao ser explanado o conteúdo proposto. No entanto, um recurso pouco usado são os livros de nossa vasta literatura, nos quais podemos encontrar fatos históricos, modos de vida de uma sociedade, ideologias, referências que podem se perpetuar por vários e vários anos, e que nos pode fazer entender uma época que está ali sendo explanada na sala de aula. O livro em questão é um exemplo disso, por que não estuda os primeiros anos da república, ou melhor, o governo de um dos presidentes através de um sucesso da nossa literatura? Em Triste Fim de Policarpo Quaresma há uma gama de fatos históricos que podem ser identificados pelo leitor, orientado pelo professor de história e que com o auxilio do professor de literatura podem fazer um trabalho interdisciplinar, mostrando aos discentes que a literatura e aula de história não são algo cansativo, mas que se complementam cada uma com sua riqueza de detalhes e que faz nossa imaginação ser despertada. O trabalho foi feito a partir da leitura e observação não só da escola literária e a importância do seu autor, mas com intuito de dinamizar as aulas de história e literatura. Fazer um trabalho interdisciplinar nem sempre é fácil, mas a história e a literatura podem nos dá algo bem atrativo ao descobrimos em livros, que não imaginavam, um olhar histórico sobre determinada sociedade. Localizar os fatos históricos do governo de Marechal Floriano Peixoto no livro de Lima Barreto foi o desafio, com a finalidade de que o aluno possa perceber nas aulas de história e literatura que elas se complementam a tal ponto que os fatos história são registrados nessa literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6904_TB1926_26102024204920.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUAN PABLO DE SOUZA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JUAN"
    "autor_email" => "juanpabloprofessor@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nas aulas de História do Brasil, normalmente, são utilizados mapas, iconografias, recortes de textos antigos como recursos pelo professor para melhor se fazer pelos alunos, ao ser explanado o conteúdo proposto. No entanto, um recurso pouco usado são os livros de nossa vasta literatura, nos quais podemos encontrar fatos históricos, modos de vida de uma sociedade, ideologias, referências que podem se perpetuar por vários e vários anos, e que nos pode fazer entender uma época que está ali sendo explanada na sala de aula. O livro em questão é um exemplo disso, por que não estuda os primeiros anos da república, ou melhor, o governo de um dos presidentes através de um sucesso da nossa literatura? Em Triste Fim de Policarpo Quaresma há uma gama de fatos históricos que podem ser identificados pelo leitor, orientado pelo professor de história e que com o auxilio do professor de literatura podem fazer um trabalho interdisciplinar, mostrando aos discentes que a literatura e aula de história não são algo cansativo, mas que se complementam cada uma com sua riqueza de detalhes e que faz nossa imaginação ser despertada. O trabalho foi feito a partir da leitura e observação não só da escola literária e a importância do seu autor, mas com intuito de dinamizar as aulas de história e literatura. Fazer um trabalho interdisciplinar nem sempre é fácil, mas a história e a literatura podem nos dá algo bem atrativo ao descobrimos em livros, que não imaginavam, um olhar histórico sobre determinada sociedade. Localizar os fatos históricos do governo de Marechal Floriano Peixoto no livro de Lima Barreto foi o desafio, com a finalidade de que o aluno possa perceber nas aulas de história e literatura que elas se complementam a tal ponto que os fatos história são registrados nessa literatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.