Sempre presente em nosso dia a dia o conhecimento matemático deveria ser mais facilmente integrado a nossas aprendizagens, afinal compreende a atividade humana. Este trabalho versa sobre uma Pesquisa Bibliográfica de caráter qualitativo a respeito da importância dos conhecimentos matemáticos para desenvolvimento do estudante com discalculia na vida prática, um vez que temos observado uma maior dificuldade dos estudantes para com a matemática. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o fenômeno da Discalculia, suas causas e formas adequadas de intervenção psicopedagógica. Este estudo é relevante pelo fato de que a discalculia ainda pouco conhecida por professores e também por familiares, o que dificulta reconhecer os sinais e sintomas no aluno para poder ajudar e tratar de forma correta e mais indicada o transtorno. O referencial teórico-metodológico deste trabalho buscou investigar diversos autores da psicologia, psiquiatria, pedagogia e áreas afins tentando elucidar inter-relações deste termo com o processo de aprendizagem, trazendo a discussão para plano da Psicopedagogia. Percebemos, nesta pesquisa, que o conceito de discalculia, embora citado em diversas pesquisas na área de neurologia, ainda é pouco difundido na área educacional. Portanto, esses estudos referentes à discalculia ainda são bastante escassos, tendo em vista que a dificuldade em matemática é por vezes considerada normal entre as crianças em idade escolar.