Este texto decorre de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado ao colegiado do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XI, Serrinha, cuja questão mobilizadora foi a seguinte: De que forma o Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem contribuído com o processo formativo de professores (as) de Geografia da UNEB, campus XI e como isso tem reverberado na construção identitária docente desses sujeitos? Este estudo intencionou abordar as principais contribuições do PRP para a identidade docente dos professores (as) de Geografia e compreender de que forma o PRP tem contribuído para a formação e construção da identidade docente de professores e futuros professores de Geografia. Quanto ao desenho metodológico, a pesquisa que originou essa escrita é caracterizada como qualitativa, inspirada no método (auto)biográfico, centrada nas narrativas escritas de licenciandos e licenciados em Geografia da UNEB, campus XI. O aporte teórico que ancora este texto está alicerçado nos escritos de Gatti (1996), Hall (2006), Pimenta (2002) e Tardif (2022), dentre outros. Os programas de fomento á iniciação docente, como a Residência Pedagógica, são significativos nos cursos de licenciatura, haja vista que possibilita aos (as) licenciandos (as) uma maior aproximação com o seu futuro lócus de trabalho, contribuindo com a formação inicial docente, uma vez que essa é atravessada por descobertas, desafios e possibilidades. A construção da identidade docente também é assim, considerando que o processo de tornar-se professor (a) vai se constituindo mediante ás aprendizagens, experiências e vivências no devir da formação docente e no exercício da profissão.