A educação brasileira é marcada por uma história de lutas, possibilidades e muitos desafios. Considerando a realidade da educação nacional e principalmente as vivenciadas pelos municípios este artigo tem como objeto de estudo alguns desafios e as possibilidades das Redes municipais de ensino. A abordagem é feita a parti do cenário nacional, estadual para chegar no local (Aiquara). A escolha da temática justifica-se pelas vivencias no município como moradora, aluna, professora, presidenta do Conselho de Educação, gestora e Coordenadora pedagógica, fatos que propiciou acompanhar bem de perto as possibilidades e desafios da Rede Municipal de Ensino local. Nessa perspectiva, o estudo traz como objetivo geral discutir as possibilidades e alguns desafios das Redes municipais de ensino do Brasil e como específicos analisar as possibilidades da Rede Municipal de ensino de Aiquara-Bahia, apresentar e refletir sobre os seus desafios Para tal, metodologicamente, nos amparamos nas premissas da pesquisa documental segundo (LÜDKE e ANDRÉ, 1986) e numa pesquisa bibliográfica em autores como SAVIANI 2008; PARO, 2007; IMBERNON 2016) que debatem sobre a temática. Na primeira etapa é apresentado as Redes Municipais de Educação seu papel, possibilidades e desafios numa perspectiva nacional, estadual e municipal. A segunda parte aborda a discussão sobre a rede municipal de Aiquara: possibilidades e desafios, conclui-se que as Rede Municipais de ensino do Brasil e mais especificamente do município de Aiquara encontra diversos entraves para ofertar uma educação de qualidade e com equidade para todos.