RESUMO Esta pesquisa resulta de experiência desenvolvida com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na periferia de Caruaru (PE). A iniciativa surgiu a partir do componente curricular "Identidade Docente e Educação Antirracista" do curso de especialização em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista do IFPE Garanhuns, da qual sou discente, que propôs para o Tempo Comunidade a elaboração de práticas antirracistas no contexto escolar. Em uma turma com significativa presença de alunos negros, foi exibida uma palestra com o Ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida sobre o conceito de "Racismo Estrutural". A partir daí, promoveu-se rodas de conversas sobre as diversas formas de racismo (ambiental, religioso, institucional, etc.) e seus impactos nas vidas dos estudantes. A proposta teve como objetivo a desnaturalização das práticas e narrativas cotidianas geradoras de violências raciais. Este processo de conscientização objetivou gerar o empoderamento e a autopercepção da condição social dos/das alunos(as) através do letramento racial, pautado no domínio de conceitos acadêmicos sobre o debate étnico-racial e o resgate de saberes ancestrais afrocentrados. A escola, enquanto espaço de subjetivação, tem um papel vital na promoção de uma educação antirracista que vai além da folclorização das existências negras através do reconhecimento da contribuição cultural e social do povo negro de maneira profunda e contínua. Assim, pretendemos relatar nesta pesquisa o planejamento da sequência didática, a fundamentação teórica pautada nas pretagogias e conceitos do pensamento sociológico afrocentrado, a execução dos envolvimentos pedagógicos e os impactos desta vivência no cotidiano escolar e nas narrativas produzidas pelos alunos. A relevância da atividade evidencia-se pela culminâcia denúncias por parte dos alunos negros de práticas de racismo cometidas no ambiente escolar. Essa reação pode ser interpretada como um reflexo do confronto lancinante com a realidade racial, mostrando a complexidade e a profundidade do processo de conscientização antirracista.