Este trabalho tem por finalidade discutir sobre a importância da valorização do patrimônio material e imaterial, amplamente difundida e incentivada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) , através da Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural adotada no ano de 1972. Trata-se de um Estudo de Caso a partir do trabalho desenvolvido pela equipe da EducaTV Campinas, emissora da Secretaria Municipal de Educação, no escopo do programa Mania de Museu, que integra a grade de programação da emissora de TV pública. A análise preliminar apresentada neste trabalho, integra parte de uma pesquisa maior que visa investigar o trabalho desenvolvido pela emissora na democratização do conhecimento, valorização da cultura e do patrimônio cultural e natural. Para consubstanciar a análise, foram consultadas informações contidas em legislações, documentos oficiais, sites, artigos e demais materiais bibliográficos que apresentam correlação com a temática. Baseou-se também, na produção dos programas, os quais integram a grade de programação da emissora e veiculados em canal de TV aberta, a abrangência de um quantitativo aproximado de 4,5 milhões de pessoas em Campinas e Região Metropolitana. Contando com a avaliação de uma equipe de curadoria, bem como de profissionais da educação. Os estudos indicam que o programa vem se consolidando e constituindo como um importante veículo de difusão do conhecimento e de valorização do patrimônio, bem como, tendo em vista seu amplo alcance, vem atingindo um amplo espectro da população, incluindo a população mais vulnerável.