Esse trabalho resulta de uma pesquisa documental baseada em 77 relatos pessoais de alunos do 2° ano do Ensino Médio Integrado do IFRN/Parelhas, entre os anos de 2021 e 2023. Fundamentando-se em Koch (2003), Possenti (2002), Tfouni (2008) e Hall (2006), é feita uma análise quanti-qualitativa e de cunho interpretativista sobre o conhecimento de mundo mobilizado nesses relatos, visando relacionar indícios de autoria com as temáticas pautadas pelos alunos ao refletirem sobre a própria vida. A contemplação desse tipo de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem oportuniza o protagonismo juvenil ao possibilitar o compartilhamento de vivências e a visibilidade de diferentes perfis identitários do alunado para a escola. Foram constatadas onze temáticas que versam sobre Relacionamento afetivo, Morte de ente querido, Sofrimento por ser quem é, Experiência em família, Questões existenciais, Problemas de saúde, Animal de estimação, Figura materna, Espiritualidade, Doença grave e Violência contra à mulher. Entre as mais recorrentes destacam-se as temáticas Relacionamento afetivo com 17%; Morte de ente querido, com 14% e Sofrimento por ser quem é, com 13%. Observou-se que a autoria se manifesta na escolha de uma temática específica para compor o relato, exercendo o protagonismo juvenil ao materializar no texto e para a escola a abordagem de um tema de interesse dos adolescentes. A socialização do conhecimento de mundo dos adolescentes, a partir da escrita das experiências pessoais, viabiliza um aprendizado emancipador que extrapola o domínio dos conteúdos disciplinares, levando-os a refletirem sobre si, seus sentimentos, sobre o próprio perfil identitário na escola.