FLEXIBILIDADE CURRICULAR E CONTEXTUALIZAÇÃO DE SABERES: A INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC (2018)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111769 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4125 "inscrito_id" => 12725 "titulo" => "FLEXIBILIDADE CURRICULAR E CONTEXTUALIZAÇÃO DE SABERES: A INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC (2018)" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo levantar discussões sobre as possíveis referências a flexibilidade, contextualização e interdisciplinaridade presentes na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). Para alcançar o objetivo proposto é realizada uma análise atenta do documento para identificar as recomendações acerca da flexibilidade curricular, contextualização e interdisciplinaridade. A pesquisa alicerça-se na utilização da abordagem qualitativa em educação (Bogdan; Biklen, 1994), referenciada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa exploratória e descritiva conforme abordada por Gil (2002). A análise do corpus de informações foi orientada pela estratégia de análise de conteúdo (Bardin, 2011) mediante três etapas: em primeiro lugar a pré-análise; depois a exploração do material coletado; e em último lugar, o tratamento das informações obtidas, a inferência e a interpretação. Em relação ao aspecto conceitual recorre-se as contribuições dos seguintes autores: Morin (2000); Japiassu (1976); Freire (1996); Santomé (1998); Lück (2007), Zabala (2002); Gadotti (1999); Fazenda (2005; 2008; 2015) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2028). Com o estudo, verificou-se a importância de uma visão crítica sobre a necessidade de desenvolver ações interdisciplinares, através do diálogo entre as disciplinas; que promovam um ensino contextualizado, com a problematização das condições sociais, históricas e políticas; e uma postura flexível, aberta as mudanças para a que a Educação Básica contribua para formação de cidadãos críticos, reflexivos e éticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12725_TB4125_22102024125509.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO" "autor_nome_curto" => "BUENA" "autor_email" => "buenabruna@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111769 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4125 "inscrito_id" => 12725 "titulo" => "FLEXIBILIDADE CURRICULAR E CONTEXTUALIZAÇÃO DE SABERES: A INTERDISCIPLINARIDADE NA BNCC (2018)" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo levantar discussões sobre as possíveis referências a flexibilidade, contextualização e interdisciplinaridade presentes na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). Para alcançar o objetivo proposto é realizada uma análise atenta do documento para identificar as recomendações acerca da flexibilidade curricular, contextualização e interdisciplinaridade. A pesquisa alicerça-se na utilização da abordagem qualitativa em educação (Bogdan; Biklen, 1994), referenciada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa exploratória e descritiva conforme abordada por Gil (2002). A análise do corpus de informações foi orientada pela estratégia de análise de conteúdo (Bardin, 2011) mediante três etapas: em primeiro lugar a pré-análise; depois a exploração do material coletado; e em último lugar, o tratamento das informações obtidas, a inferência e a interpretação. Em relação ao aspecto conceitual recorre-se as contribuições dos seguintes autores: Morin (2000); Japiassu (1976); Freire (1996); Santomé (1998); Lück (2007), Zabala (2002); Gadotti (1999); Fazenda (2005; 2008; 2015) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2028). Com o estudo, verificou-se a importância de uma visão crítica sobre a necessidade de desenvolver ações interdisciplinares, através do diálogo entre as disciplinas; que promovam um ensino contextualizado, com a problematização das condições sociais, históricas e políticas; e uma postura flexível, aberta as mudanças para a que a Educação Básica contribua para formação de cidadãos críticos, reflexivos e éticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12725_TB4125_22102024125509.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO" "autor_nome_curto" => "BUENA" "autor_email" => "buenabruna@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }