Os Estudos do Meio revelam-se como uma metodologia de ensino e de aprendizagem que pode ser aplicada em todos os níveis de escolaridade e envolver as mais diversas áreas do conhecimento. Por ser uma metodologia que, de modo geral, envolve o contato direto com a realidade, mostra-se bastante profícua para o trabalho com as crianças e promotora de maior engajamento nas atividades escolares. Soma-se a isso, o fato de que tal proposta também possibilita o contato das crianças com os ambientes naturais, que estão na própria escola ou próximo a ela, o que favorece a compreensão do espaço vivido e maior conexão com a natureza. O presente artigo teve por objetivo discutir a metodologia de Estudos do Meio como uma proposta pedagógica voltada para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, foi apresentado o percurso histórico dessa proposta metodológica; as diferentes concepções que a envolvem; e a análise de um conjunto de aulas nessa perspectiva, que foram aplicadas no segundo ano do ensino fundamental. Trata-se de um relato de experiência, entendido neste artigo como um ponto de partida para reflexões, fundamentadas teoricamente, sobre determinadas vivências no cotidiano escolar. Como resultados, observou-se um maior engajamento das crianças nas atividades propostas como também um grande interesse, sensibilidade e alegria de estar em contato com a natureza.