Este estudo aborda o uso das tecnologias assistivas como forma de auxiliar o processo de mediação pedagógica para alunos com deficiência visual. O objetivo é investigar e identificar as tecnologias disponíveis atualmente, as quais podem ser aplicadas em sala de aula para otimizar a prática de ensino, contribuindo para a quebra de barreiras na sala de aula, aumentando o aproveitamento dos conteúdos ministrados e favorecendo a autonomia de discentes e docentes. Em relação aos procedimentos metodológicos esta investigação se utilizou da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O referencial teórico do estudo se ancora nas pesquisas realizadas em fontes diversas como: sites de empresas que comercializam tecnologias assistivas, além de artigos científicos de Mantoan (2015) e Lustosa (2009), bem como documentos legais relevantes, incluindo a Política Nacional de Educação Especial do MEC (2008), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9394/1996) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008). Concluímos que as tecnologias assistivas e digitais corroboram para inclusão de pessoas com deficiência visual, na educação, quando utilizadas de forma adequada. Essas tecnologias podem possibilitar a realização de atividades do cotidiano escolar que, ainda são desafiadoras para pessoas com deficiência visual, quando sem o auxílio dessas ferramentas. Em relação aos resultados e discussões, observamos que, embora existam diversas tecnologias assistivas digitais e não digitais disponíveis, há uma significativa falta de divulgação dessas tecnologias, o que pode contribuir para a baixa adesão desses equipamentos nas instituições de ensino. Desta forma, este estudo também se destaca por esclarecer quanto a funcionalidade e o uso de importantes aparatos tecnológicos que podem e devem ser utilizados no ambiente educativo, visando a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas.