SILVA, Geise Raiane De Moura et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/110075>. Acesso em: 14/11/2024 00:30
No presente estudo, abordamos as vivências do estágio supervisionado, desenvolvido por uma aluna do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba - (UEPB, Campus I). O estágio foi desenvolvido em duas turmas do 6º ano e uma do 7º ano, em uma escola estadual na cidade de Campina Grande–PB. Para coleta dos dados usamos o diário de campo da estudante, onde foram registrados suas impressões, dúvidas e observações realizadas durante seu transitar no âmbito escolar, não mais na posição de aluna da educação básica, mas como profissional docente em formação. A análise evidenciou a importância do estágio supervisionado como momento de aproximação do formando com sua futura área de atuação, tomando-o como campo de pesquisa e reflexão, que se fundamenta na simbiose entre teoria e prática. Além de fomentar um espaço de identificação com a prática docente, evidenciando as nuances que compõem esse fazer, em detrimento da complexidade que perpassa a ação educativa, desse modo, compreendendo o/a professor/a não como reprodutor de métodos, mas como um profissional intelectual que de fato é.