Neste trabalho defendemos a possibilidade e necessidade dos princípios e ideias freireanos permearem o ensino de Ciências e de Biologia, bem como a formação de professores e professoras dessas áreas, visando auxiliar na transformação da sociedade em direção à libertação. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar e analisar os trabalhos da área de Ensino de Ciências publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), buscando evidenciar aqueles que se articulam com ideias e princípios freirianos e como ocorre tal articulação. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e tipologia exploratório-descritiva e se fundamenta na perspectiva freireana. Trata-se de um levantamento bibliográfico realizado a partir dos anais da segunda à nona edição do CONEDU. Foram encontrados treze trabalhos completos que associam Freire ao ensino de ciências, os quais foram submetidos à Análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), e foram agrupados em três categorias: aqueles que apresentavam fundamentação teórica explicita em Freire; os que apenas citavam algumas ideias desse autor e os que apenas faziam menção pontual a Freire. Identificamos a ausência de trabalhos tanto da área de Ensino de Biologia, quanto de trabalhos relacionados ao ensino superior que apresentassem uma perspectiva freireana. De modo geral, percebemos o distanciamento entre o Ensino de Ciências e à abordagem freireana, mesmo assim, os trabalhos que se fundamentaram nesta perspectiva aparecem como uma possibilidade para instigar um ensino e pesquisa críticos e fundamentados a partir das ideias e princípios de Paulo Freire.