PUBLICAÇÕES DO CONEDU RELACIONADAS À ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUÃO ESTÃO DISTANTES DE FREIRE E DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112440 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5075 "inscrito_id" => 15199 "titulo" => "PUBLICAÇÕES DO CONEDU RELACIONADAS À ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUÃO ESTÃO DISTANTES DE FREIRE E DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?" "resumo" => "Neste trabalho defendemos a possibilidade e necessidade dos princípios e ideias freireanos permearem o ensino de Ciências e de Biologia, bem como a formação de professores e professoras dessas áreas, visando auxiliar na transformação da sociedade em direção à libertação. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar e analisar os trabalhos da área de Ensino de Ciências publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), buscando evidenciar aqueles que se articulam com ideias e princípios freirianos e como ocorre tal articulação. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e tipologia exploratório-descritiva e se fundamenta na perspectiva freireana. Trata-se de um levantamento bibliográfico realizado a partir dos anais da segunda à nona edição do CONEDU. Foram encontrados treze trabalhos completos que associam Freire ao ensino de ciências, os quais foram submetidos à Análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), e foram agrupados em três categorias: aqueles que apresentavam fundamentação teórica explicita em Freire; os que apenas citavam algumas ideias desse autor e os que apenas faziam menção pontual a Freire. Identificamos a ausência de trabalhos tanto da área de Ensino de Biologia, quanto de trabalhos relacionados ao ensino superior que apresentassem uma perspectiva freireana. De modo geral, percebemos o distanciamento entre o Ensino de Ciências e à abordagem freireana, mesmo assim, os trabalhos que se fundamentaram nesta perspectiva aparecem como uma possibilidade para instigar um ensino e pesquisa críticos e fundamentados a partir das ideias e princípios de Paulo Freire." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15199_TB5075_23052024125511.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIVANILDO BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RIVANILDO" "autor_email" => "rivanildo.barbosa@unesp.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112440 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5075 "inscrito_id" => 15199 "titulo" => "PUBLICAÇÕES DO CONEDU RELACIONADAS À ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUÃO ESTÃO DISTANTES DE FREIRE E DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO?" "resumo" => "Neste trabalho defendemos a possibilidade e necessidade dos princípios e ideias freireanos permearem o ensino de Ciências e de Biologia, bem como a formação de professores e professoras dessas áreas, visando auxiliar na transformação da sociedade em direção à libertação. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar e analisar os trabalhos da área de Ensino de Ciências publicados nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), buscando evidenciar aqueles que se articulam com ideias e princípios freirianos e como ocorre tal articulação. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e tipologia exploratório-descritiva e se fundamenta na perspectiva freireana. Trata-se de um levantamento bibliográfico realizado a partir dos anais da segunda à nona edição do CONEDU. Foram encontrados treze trabalhos completos que associam Freire ao ensino de ciências, os quais foram submetidos à Análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), e foram agrupados em três categorias: aqueles que apresentavam fundamentação teórica explicita em Freire; os que apenas citavam algumas ideias desse autor e os que apenas faziam menção pontual a Freire. Identificamos a ausência de trabalhos tanto da área de Ensino de Biologia, quanto de trabalhos relacionados ao ensino superior que apresentassem uma perspectiva freireana. De modo geral, percebemos o distanciamento entre o Ensino de Ciências e à abordagem freireana, mesmo assim, os trabalhos que se fundamentaram nesta perspectiva aparecem como uma possibilidade para instigar um ensino e pesquisa críticos e fundamentados a partir das ideias e princípios de Paulo Freire." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15199_TB5075_23052024125511.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIVANILDO BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RIVANILDO" "autor_email" => "rivanildo.barbosa@unesp.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }