O ciclo de políticas proposto por Stephen J. Ball e colaboradores tem sido bastante utilizado por pesquisadores para a análise de políticas educacionais. Através dessa abordagem teóricometodológica, este trabalho tem por objetivo analisar o contexto de influência da política de Educação do Campo no Brasil, evidenciando avanços e desafios. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa em que os dados foram produzidos por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise de documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação no período de 1998 a 2008. Os resultados apontam que a abordagem do ciclo de políticas é um referencial analítico útil para o estudo da política de Educação do Campo, por favorecer uma leitura crítica da sua trajetória, evidenciando a sua natureza complexa e desafiado, por tratar-se de política contra-hegemônica. Conclui-se que a regulamentação e institucionalização da Educação do Campo foram um importante passo para a sua sistematização e expansão. Contudo, é necessário avançar, estabelecendo coerência entre as proposições teórico-metodológicas contidas nos documentos oficiais e destas com as práticas desenvolvidas para que os estudantes de escolas do campo sejam atendidos em espaços educativos cujas propostas pedagógicas respeitem as concepções epistemológicas da Educação do Campo, reconhecendo e valorizando as potencialidades dos espaços do campo e de seus sujeitos, assim como as suas especificidades, singularidades, diversidade e tensões.