A integração de abordagens lúdicas no ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes. Este artigo apresenta um recorte da dissertação de Mestrado: Ludicidade e o Ensino de Matemática no Fortalecimento da Aprendizagem no 2° ano do Ensino Fundamental em fase de desenvolvimento. O estudo investiga as contribuições da ludicidade nesse contexto, destacando duas vertentes principais: primeiramente, examina-se a "Utilização de Jogos como Estratégia de Ensino nos Anos Iniciais", demonstrando a eficácia dessas abordagens na assimilação de conceitos geométricos. Em seguida, explora-se o tema "Sólidos Geométricos por Meio de Jogos", ressaltando o potencial dos jogos educativos para facilitar a compreensão prática dessas formas tridimensionais. O estudo consistiu-se em várias etapas: Contextualização do ensino de matemática e a ludicidade, atividades práticas com sólidos geométricos e o uso do jogo “Dominó dos sólidos geométricos”, avaliação do aprendizado e percepção dos estudantes e professora sobre as atividades. A pesquisa abrange estudantes dos anos iniciais do EF de uma turma do 2º ano, com alunos do ensino regular e de inclusão, assim como a professora da turma. A pesquisa encontra-se no estágio de aplicação das atividades práticas, coleta e análise de dados. Cada fase teve métodos específicos, como questionários e entrevistas, para coletar dados e avaliar o impacto das atividades no ensino e na compreensão dos estudantes. Os resultados parciais analisados evidenciam a eficácia da ludicidade na assimilação de conceitos geométricos, sublinhando a importância de integrar abordagens lúdicas no currículo para promover um aprendizado dinâmico e significativo. Este estudo reforça a ideia de que a ludicidade é uma ferramenta fundamental para aprimorar a compreensão dos fundamentos geométricos nos anos iniciais, destacando a relevância de estratégias que estimulem a participação ativa dos estudantes e incentivem a exploração criativa do conteúdo.