O presente artigo tem como objetivo explorar as diversas maneiras de empregar o uso das tecnologias assistivas no cotidiano escolar, com foco especial na comunicação e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em fase de alfabetização e na realização das suas atividades de vida diária. Este estudo foi desenvolvido através de um levantamento bibliográfico em artigos científicos, com o objetivo de identificar aspectos importantes atrelados a utilização das tecnologias para crianças autistas. Além disso, apresenta algumas tecnologias assistivas, no intuito de destacar as contribuições que tais tecnologias podem proporcionar quando abordadas na formação inicial e continuada dos docentes, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão. O uso dessas tecnologias é essencial para proporcionar uma melhor qualidade de vida e inclusão para crianças com TEA, elas podem facilitar a realização das atividades de vida diária, a interação com o ambiente escolar, a comunicação com professores e com os outros alunos, promovendo mais autonomia e independência. Contudo, é importante que os professores sejam capacitados para lidar com as tecnologias assistivas, entendendo seu uso, os objetivos e benefícios no processo de ensino, aprendizagem e inclusão. Por fim, concluímos que com o uso adequado e integrado no planejamento pedagógico, essas tecnologias podem ser poderosas aliadas no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dessas crianças. Portanto, é necessário que sejam desenvolvidos cada vez mais estudos e pesquisas na área de tecnologias assistivas para fornecer soluções mais eficazes em prol da inclusão dessas crianças.