O estudo analisa o projeto Escola Amiga do Meio Ambiente, especificamente as ações desenvolvidas pelos estudantes da Escola Municipal Santos Dumont, localizada no município de Fortaleza, Ceará, durante o ano letivo de 2023, que participaram de várias ações de conscientização sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, uso de espaços para cultivo de alimentos e importância da sustentabilidade atualmente. A pesquisa apresenta uma reflexão sobre práticas educativas que contribuem para preservação do Meio Ambiente, para além do ambiente escolar. O projeto foi desenvolvido na instituição, supervisionado pelos docentes, a partir de palestras a respeito do tema, criação de espaço para uma horta, preparação do canteiro, seleção das mudas de plantas medicinais e hortaliças, confecção de maquetes e jogos e brinquedos confeccionados com material reciclado. Com abordagem qualitativa, a pesquisa teve como instrumentos de coleta de dados, aplicação de questionário aberto, aplicado aos docentes da escola, aos discentes e a comunidade Escolar. Os objetivos específicos priorizaram conscientizar os estudantes e a comunidade escolar, sobre a importância do meio ambiente, além de desenvolver o respeito e a relevância de se utilizar espaços pequenos para o cultivo de hortas, de uma alimentação saudável, da sustentabilidade e do respeito com a natureza. Os resultados verificam que esta ação coletiva, com a participação efetiva de professores, estudantes e comunidade escolar, contribuem para o desenvolvimento da consciência crítica a respeito da responsabilidade ambiental e que pequenas ações, colaboram para uma sociedade mais ecológica, sustentável e respeitosa com o Meio Ambiente. Os resultados também evidenciam o anseio de continuação do cultivo da horta. O projeto obteve reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, sendo contemplado com o Selo Escola Amiga Do Meio Ambiente.