Considerando a relevância da leitura como uma ponte para o conhecimento, que amplia horizontes e contribui para o desenvolvimento pessoal e intelectual, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados parciais de uma análise inicial da biblioteca pessoal de um indivíduo proveniente de uma família de meios populares. A análise visa compreender as singularidades da proprietária do acervo e sua trajetória acadêmica, reveladas através do estudo da sua biblioteca. Este subprojeto está inserido em um projeto de pesquisa maior, em andamento na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), denominado "Famílias de meios populares e os significados da leitura e da escrita: um estudo de caso em Pernambuco". A família Lemos Ferreira e Silva, à qual o indivíduo da pesquisa pertence, é composta por um pai, uma mãe e oito filhos. Eles são naturais da cidade de Caruaru, no interior do estado de Pernambuco, e migraram para a capital, Recife, na década de 1970. Este artigo fundamenta-se teoricamente em estudos de Bourdieu (2007), Silva (2018), Lopes e Galvão (2001). A metodologia incluiu uma entrevista realizada com Betânia, a sexta filha da família Lemos Ferreira e Silva, sobre seu acervo, bem como a análise do espaço físico onde a biblioteca está instalada. Neste artigo, analisamos a organização, formação e composição do referido acervo. Os resultados iniciais destacam a existência de um acervo particular construído ao longo de sua trajetória acadêmica. Betânia possui uma trajetória de longevidade escolar, tendo alcançando o doutorado em educação, e os livros sempre estiveram presentes em seu percurso. Sendo assim, o acervo revela peculiaridades acerca de sua jornada pessoal e profissional, enquanto a composição e organização da biblioteca refletem aspectos específicos de sua formação.