ESTRATÉGIAS PARA ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111757 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4106 "inscrito_id" => 12915 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Infantil é uma fase crucial onde a matemática deve ser introduzida de maneira lúdica e significativa. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial respeitar os eixos estruturantes de interações e brincadeiras. Neste contexto, o presente estudo foca em estratégias inovadoras para o ensino de matemática para crianças do Ensino Básico, com ênfase na Educação Infantil V. Utilizando a modelagem matemática com massa de modelar, a pesquisa explorou métodos para ensinar conceitos de quantidade de forma divertida e engajadora. A metodologia adotada foi qualitativa, empregando técnicas como pesquisa documental, bibliográfica e participativa. Os dados foram coletados através de uma Sequência Didática, complementados por observações no diário de campo da pesquisadora. Realizada em uma escola municipal de Fortaleza, Ceará, a pesquisa revelou que quando a matemática é ensinada adequadamente, ela se torna um pilar no desenvolvimento infantil. A pesquisa sublinhou a necessidade de superar as resistências ao aprendizado matemático, que podem impactar negativamente o desempenho acadêmico das crianças. Os resultados indicaram que a Matemática desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças quando ensinada de maneira adequada. Em suma, o estudo conclui que abordagens pedagógicas atraentes e apropriadas em matemática são fundamentais para preparar os alunos para um futuro de protagonismo crítico, autônomo e letrado no mundo dos números." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12915_TB4106_30092024130152.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ANGELICA NUNES PAIVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "angelica.n.paiva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111757 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4106 "inscrito_id" => 12915 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Infantil é uma fase crucial onde a matemática deve ser introduzida de maneira lúdica e significativa. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial respeitar os eixos estruturantes de interações e brincadeiras. Neste contexto, o presente estudo foca em estratégias inovadoras para o ensino de matemática para crianças do Ensino Básico, com ênfase na Educação Infantil V. Utilizando a modelagem matemática com massa de modelar, a pesquisa explorou métodos para ensinar conceitos de quantidade de forma divertida e engajadora. A metodologia adotada foi qualitativa, empregando técnicas como pesquisa documental, bibliográfica e participativa. Os dados foram coletados através de uma Sequência Didática, complementados por observações no diário de campo da pesquisadora. Realizada em uma escola municipal de Fortaleza, Ceará, a pesquisa revelou que quando a matemática é ensinada adequadamente, ela se torna um pilar no desenvolvimento infantil. A pesquisa sublinhou a necessidade de superar as resistências ao aprendizado matemático, que podem impactar negativamente o desempenho acadêmico das crianças. Os resultados indicaram que a Matemática desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças quando ensinada de maneira adequada. Em suma, o estudo conclui que abordagens pedagógicas atraentes e apropriadas em matemática são fundamentais para preparar os alunos para um futuro de protagonismo crítico, autônomo e letrado no mundo dos números." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12915_TB4106_30092024130152.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ANGELICA NUNES PAIVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "angelica.n.paiva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }