A Educação Infantil é uma fase crucial onde a matemática deve ser introduzida de maneira lúdica e significativa. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial respeitar os eixos estruturantes de interações e brincadeiras. Neste contexto, o presente estudo foca em estratégias inovadoras para o ensino de matemática para crianças do Ensino Básico, com ênfase na Educação Infantil V. Utilizando a modelagem matemática com massa de modelar, a pesquisa explorou métodos para ensinar conceitos de quantidade de forma divertida e engajadora. A metodologia adotada foi qualitativa, empregando técnicas como pesquisa documental, bibliográfica e participativa. Os dados foram coletados através de uma Sequência Didática, complementados por observações no diário de campo da pesquisadora. Realizada em uma escola municipal de Fortaleza, Ceará, a pesquisa revelou que quando a matemática é ensinada adequadamente, ela se torna um pilar no desenvolvimento infantil. A pesquisa sublinhou a necessidade de superar as resistências ao aprendizado matemático, que podem impactar negativamente o desempenho acadêmico das crianças. Os resultados indicaram que a Matemática desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças quando ensinada de maneira adequada. Em suma, o estudo conclui que abordagens pedagógicas atraentes e apropriadas em matemática são fundamentais para preparar os alunos para um futuro de protagonismo crítico, autônomo e letrado no mundo dos números.