Este artigo investiga a percepção dos estudantes sobre a integração do tripé ensino-pesquisa-extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus de Vitória da Conquista, focando nos cursos de engenharia. A pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender como a extensão acadêmica influencia a formação dos estudantes, integrando teoria e prática e contribuindo para seu desenvolvimento profissional e pessoal. Utilizamos uma abordagem quantitativa, aplicando questionários via Google Forms a mais de 100 estudantes de diferentes áreas da engenharia. Os dados coletados foram analisados para identificar as percepções sobre o equilíbrio e a integração entre ensino, pesquisa e extensão, e como estes contribuem para a formação acadêmica e profissional dos discentes. Os resultados indicaram que a extensão acadêmica é valorizada pelos estudantes como um espaço de aprendizagem prática, que complementa o ensino e a pesquisa e contribui para a aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais. No entanto, observou-se que ainda existem desafios a serem superados, como a necessidade de melhor integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e de maior incentivo à participação dos estudantes em projetos de extensão. Os estudantes reconhecem a importância do tripé ensino-pesquisa-extensão, identificando pontos fortes como a contribuição da extensão para o desenvolvimento de habilidades práticas e o estreitamento das relações com a comunidade externa. Como pontos a melhorar, destacam a necessidade de maior integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e de incentivos para a participação ativa dos estudantes em projetos de extensão. Assim, recomenda-se o desenvolvimento de estratégias institucionais para fortalecer a integração do tripé educacional, promovendo uma formação mais holística e alinhada com as demandas do mercado de trabalho e da sociedade.