RESUMO Ampliar o diálogo sobre aquilo que pensamos que sabemos, transitarmos de um modelo tradicional de educação ao ato consciente, levarmos as famílias à expansão em sua capacidade de relacionarem-se com seus filhos e, esses por sua vez, à sua capacidade de relacionarem-se com o mundo. Essas são algumas das finalidades da Educação Parental, na perspectiva da Educação Positiva, as quais estão intimamente ligadas ao sucesso escolar e ao alcance do potencial máximo dos estudantes. Por essa razão, em Santa Maria, RS, o PRAEM – Programa de Atendimento Especializado Municipal agregou à sua equipe a oferta da educação parental, com vistas a proporcionar o cuidado integral aos estudantes que se caracterizam como público-alvo, quais sejam aqueles que estejam enfrentando dificuldades em seu percurso de escolarização. Disseminar os efeitos percebidos na aprendizagem das crianças e dos adolescentes como resultado do trabalho já desenvolvido frente a esses e seus cuidadores é o objetivo central desse relato de experiência, uma vez que relações respeitosas favorecem os processos cognitivos. Dessa forma, a parentalidade consciente oportuniza um desenvolvimento físico, psicológico e intelectual saudável. Ademais, fomentar a prática da educação positiva nas escolas e nos lares, enquanto abordagem capaz de contribuir com a construção de uma sociedade feita de pessoas com claras noções de empatia, respeito, liberdade e responsabilidade é também intenção desse trabalho. Palavras-chave: Cuidado parental, Educação positiva, Aprendizagem escolar, Processos cognitivos, Desenvolvimento Saudável.