Este trabalho trata, em linhas gerais, acerca da construção de um jogo de tabuleiro por parte de estudantes do Ensino Médio com intuito de construir conhecimentos de Astronomia de maneira lúdica, inovadora e interativa. O jogo apresenta uma abordagem envolvente e educativa, que objetiva não apenas entreter, mas também promover a curiosidade e auxiliar na compreensão de temas específicos da Astronomia. Através do aprendizado sobre conceitos da Astronomia, da exploração espacial e dos fenômenos cósmicos, os jovens são, por meio do referido jogo, estimulados a pensarem de forma crítica e criativa, desenvolvendo habilidades cognitivas e sócio emocionais essenciais à atualidade. Além de seu propósito educacional, o jogo visa desempenhar um papel relevante na promoção do conhecimento científico e da curiosidade sobre o espaço. Ao despertar o interesse dos participantes pela ciência e pela exploração cósmica, o material didático em tela apresenta um novo caminho possível para a construção de carreiras ainda pouco disseminadas e interesses profissionais, bem como promove a aproximação das ciências naturais e de seus fenômenos. O resultado de nosso estudo aponta que o jogo de conteúdos espaciais não apenas apresenta-se como atividade em grupo lúdica e envolvente para os discentes do Ensino Médio, como inspira os participantes na medida em que os capacita no desenvolvimento de habilidades diversas.