Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DE AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL EM FAMÍLIAS DE MEIOS POPULARES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

De que forma os espaços não formais de educação potencializam o conhecimento científico e cultural entre sujeitos oriundos das camadas populares? Essa inquietação conduz um subprojeto que apresenta dados parciais de uma pesquisa em andamento, que tem como objetivo principal analisar a influência de ambientes não formais de educação na formação do conhecimento científico e cultural de pessoas oriundas dos meios populares em Pernambuco. Este subprojeto integra um projeto de pesquisa maior em curso na Universidade Federal Rural de Pernambuco, intitulado "Famílias de meios populares e os significados da leitura e da escrita: um estudo de caso em Pernambuco”. Para embasar teoricamente a discussão, recorremos a Silva (2021), Bourdieu (1998) e Lahire (2004) entre outros. Quanto à metodologia as entrevistas, com indivíduos pertencentes aos meios populares, baseadas nos pressupostos da História Oral foi nossa principal fonte. Os espaços não formais de educação, como por exemplo, os museus, foi muito importante para a formação de um dos indivíduos da pesquisa; nesse espaço, ele aprendeu sobre política, história e arte. Assim como, a vivência no museu, parece ter possibilitado/influenciado uma relação mais estreita com a leitura e a escrita, já que esse indivíduo costuma escrever poesias. Acreditamos que os diversos espaços educativos não formais de uma cidade, proporciona direta ou indiretamente uma formação científica e cultural aos sujeitos que frequentam, e em alguns casos essa vivência pode ser determinante na formação educacional, social e principalmente na relação que esses indivíduos constroem com a leitura e a escrita.

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