O presente resumo é um relato de experiência, fruto de uma pesquisa-intervenção, que surgiu na busca de ampliar o debate sobre gênero e sexualidade na escola. Dessa maneira, foi estabelecido um projeto de extensão em uma escola pública de Ensino Médio localizada na cidade de Fortaleza, tendo como proposta a criação de uma oficina com 20 estudantes da instituição, para discutir sobre temáticas relacionadas às questões de gênero e de sexualidade. Assim, neste trabalho objetiva-se construir um relato sobre as oficinas realizadas com esses estudantes secundaristas acerca dos fenômenos escolhidos, além disso pretende-se realizar análise dos encontros e também dos diários de campo que serão produzidos a partir dessas reuniões. Como citado, o método de trabalho que utilizaremos é a Pesquisa-intervenção, tendo em vista que ela entende o pesquisador como sujeito que intervém na realidade pesquisa, criando um ethos comum para se pensar a pesquisa, de modo que as ferramentas criadas para as análises serão as oficinas e os diários de campo, que serão utilizados para a construção de enunciações e que nos ajudarão na produção de sentidos sobre os discursos. À vista disso, como resultados esperados pretendemos descrever, bem como analisar, cenas das oficinas relacionadas a gênero e sexualidade, questionando e refletindo inclusive como a escola pode ser um espaço de acolhimento e/ou repressão para estudantes dissidentes em sexualidade, buscando pensar em estratégias de acolhimento no espaço escolar. Além disso, planejamos examinar como uma pesquisa participativa pode trazer a possibilidade da construção de um trabalho acadêmico que fale sobre experiências relacionadas a gênero e sexualidade de estudantes no cotidiano escolar, tendo em vista as demandas que serão abordadas e a importância da pesquisa para a compreensão da realidade observada.