Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DEBATES SOBRE GÊNERO/SEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109379
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 4904
    "titulo" => "A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DEBATES SOBRE GÊNERO/SEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente resumo é um relato de experiência, fruto de uma pesquisa-intervenção, que surgiu na busca de ampliar o debate sobre gênero e sexualidade na escola. Dessa maneira, foi estabelecido um projeto de extensão em uma escola pública de Ensino Médio localizada na cidade de Fortaleza, tendo como proposta a criação de uma oficina com 20 estudantes da instituição, para discutir sobre temáticas relacionadas às questões de gênero e de sexualidade. Assim, neste trabalho objetiva-se construir um relato sobre as oficinas realizadas com esses estudantes secundaristas acerca dos fenômenos escolhidos, além disso pretende-se realizar análise dos encontros e também dos diários de campo que serão produzidos a partir dessas reuniões. Como citado, o método de trabalho que utilizaremos é a Pesquisa-intervenção, tendo em vista que ela entende o pesquisador como sujeito que intervém na realidade pesquisa, criando um ethos comum para se pensar a pesquisa, de modo que as ferramentas criadas para as análises serão as oficinas e os diários de campo, que serão utilizados para a construção de enunciações e que nos ajudarão na produção de sentidos sobre os discursos. À vista disso, como resultados esperados pretendemos descrever, bem como analisar, cenas das oficinas relacionadas a gênero e sexualidade, questionando e refletindo inclusive como a escola pode ser um espaço de acolhimento e/ou repressão para estudantes dissidentes em sexualidade, buscando pensar em estratégias de acolhimento no espaço escolar. Além disso, planejamos examinar como uma pesquisa participativa pode trazer a possibilidade da construção de um trabalho acadêmico que fale sobre experiências relacionadas a gênero e sexualidade de estudantes no cotidiano escolar, tendo em vista as demandas que serão abordadas e a importância da pesquisa para a compreensão da realidade observada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4904_TB726_27102024102541.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JÚLIA FELICIA DE SOUZA REIS"
    "autor_nome_curto" => "Ana Júlia"
    "autor_email" => "ana.julia.felicia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109379
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 4904
    "titulo" => "A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FERRAMENTA PARA DEBATES SOBRE GÊNERO/SEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente resumo é um relato de experiência, fruto de uma pesquisa-intervenção, que surgiu na busca de ampliar o debate sobre gênero e sexualidade na escola. Dessa maneira, foi estabelecido um projeto de extensão em uma escola pública de Ensino Médio localizada na cidade de Fortaleza, tendo como proposta a criação de uma oficina com 20 estudantes da instituição, para discutir sobre temáticas relacionadas às questões de gênero e de sexualidade. Assim, neste trabalho objetiva-se construir um relato sobre as oficinas realizadas com esses estudantes secundaristas acerca dos fenômenos escolhidos, além disso pretende-se realizar análise dos encontros e também dos diários de campo que serão produzidos a partir dessas reuniões. Como citado, o método de trabalho que utilizaremos é a Pesquisa-intervenção, tendo em vista que ela entende o pesquisador como sujeito que intervém na realidade pesquisa, criando um ethos comum para se pensar a pesquisa, de modo que as ferramentas criadas para as análises serão as oficinas e os diários de campo, que serão utilizados para a construção de enunciações e que nos ajudarão na produção de sentidos sobre os discursos. À vista disso, como resultados esperados pretendemos descrever, bem como analisar, cenas das oficinas relacionadas a gênero e sexualidade, questionando e refletindo inclusive como a escola pode ser um espaço de acolhimento e/ou repressão para estudantes dissidentes em sexualidade, buscando pensar em estratégias de acolhimento no espaço escolar. Além disso, planejamos examinar como uma pesquisa participativa pode trazer a possibilidade da construção de um trabalho acadêmico que fale sobre experiências relacionadas a gênero e sexualidade de estudantes no cotidiano escolar, tendo em vista as demandas que serão abordadas e a importância da pesquisa para a compreensão da realidade observada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4904_TB726_27102024102541.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JÚLIA FELICIA DE SOUZA REIS"
    "autor_nome_curto" => "Ana Júlia"
    "autor_email" => "ana.julia.felicia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente resumo é um relato de experiência, fruto de uma pesquisa-intervenção, que surgiu na busca de ampliar o debate sobre gênero e sexualidade na escola. Dessa maneira, foi estabelecido um projeto de extensão em uma escola pública de Ensino Médio localizada na cidade de Fortaleza, tendo como proposta a criação de uma oficina com 20 estudantes da instituição, para discutir sobre temáticas relacionadas às questões de gênero e de sexualidade. Assim, neste trabalho objetiva-se construir um relato sobre as oficinas realizadas com esses estudantes secundaristas acerca dos fenômenos escolhidos, além disso pretende-se realizar análise dos encontros e também dos diários de campo que serão produzidos a partir dessas reuniões. Como citado, o método de trabalho que utilizaremos é a Pesquisa-intervenção, tendo em vista que ela entende o pesquisador como sujeito que intervém na realidade pesquisa, criando um ethos comum para se pensar a pesquisa, de modo que as ferramentas criadas para as análises serão as oficinas e os diários de campo, que serão utilizados para a construção de enunciações e que nos ajudarão na produção de sentidos sobre os discursos. À vista disso, como resultados esperados pretendemos descrever, bem como analisar, cenas das oficinas relacionadas a gênero e sexualidade, questionando e refletindo inclusive como a escola pode ser um espaço de acolhimento e/ou repressão para estudantes dissidentes em sexualidade, buscando pensar em estratégias de acolhimento no espaço escolar. Além disso, planejamos examinar como uma pesquisa participativa pode trazer a possibilidade da construção de um trabalho acadêmico que fale sobre experiências relacionadas a gênero e sexualidade de estudantes no cotidiano escolar, tendo em vista as demandas que serão abordadas e a importância da pesquisa para a compreensão da realidade observada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.