Por entender que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma educação que visa à preparação para a inserção do indivíduo ao meio de forma mais consciente e com capacidade de interagir na sociedade com um olhar mais crítico, foi desenvolvido uma proposta pedagógica que envolve os componentes de português e matemática para um público de 150 moradores na comunidade conhecida como assentamento Arara, situado na zona rural da cidade de Pedro II - PI. A falta de alfabetização desses indivíduos, uma vez que não tiveram acesso à escolaridade no tempo adequado e o local não dispõe de escolas que supram essa defasagem justificam a condição educacional dessas pessoas, e daí encontramos a importância do projeto pedagógico a ser desenvolvido em um período de 60 dias em um ambiente não formal proposto a propiciar ao público escolhido conhecimentos básicos de português e matemática, promovendo um crescimento na aprendizagem que possam lhes ser útil em suas tomadas de decisões dentro e fora do seu ambiente natural. Considerando sua bagagem cultural e visão de mundo diversificada que precisa ser considerada e usada como ferramenta de trabalho para se ter êxito, ressaltamos a importância de desenvolver uma metodologia educacional que dê sentido aos saberes adquiridos dando a oportunidade a esse público de aprender a escrever, ler, interpretar, desenvolver a criticidade e promover na prática a possibilidade de os mesmos lidar com cálculos fazendo o uso das operações fundamentais para melhor gerir suas necessidades. Essa proposta pedagógica com cronograma e conteúdos bem definidos podem inclusive compor um material PDF a ser disponibilizado para professores ou profissionais interessados em contribuir com a sociedade realizando um trabalho que atenda as expectativas educacionais para esse público.