Neste estudo, examinamos as percepções de 25 estudantes de Pedagogia EaD em relação às tecnologias digitais, considerando suas experiências pessoais e acadêmicas no âmbito da disciplina optativa intitulada Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais (ACTAI) ofertada para os licenciandos em Pedagogia da Modalidade EaD do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho (IFSuldeMinas). A maioria dos participantes expressou uma visão positiva e proativa em relação às tecnologias digitais, reconhecendo sua importância fundamental para o aprendizado contemporâneo. Os licenciandos destacaram a utilidade dessas ferramentas em diversas áreas da vida, incluindo comunicação, estudos e organização pessoal. Além disso, os licenciandos demonstraram interesse em explorar novas ferramentas e recursos tecnológicos para aprimorar suas habilidades de ensino. Apesar de representarem diferentes gerações, suas percepções foram influenciadas por suas experiências individuais. Alguns identificaram-se com a geração X, reconhecendo a importância das mudanças tecnológicas para o crescimento da sociedade, enquanto outros, pertencentes à geração Y, destacaram sua jornada de aprendizado e adaptação às novas tecnologias. Embora tenham enfrentado desafios iniciais, muitos expressaram uma atitude curiosa e investigativa em relação à tecnologia, buscando constantemente novos desafios e formas de utilizá-la de maneira eficaz. Em última análise, as percepções dos estudantes de Pedagogia EaD refletem uma compreensão profunda do papel das tecnologias digitais no contexto educacional e pessoal, destacando sua importância para o ensino e aprendizado contemporâneos. Essas percepções evidenciam uma postura receptiva e engajada na integração dessas ferramentas no ambiente pedagógico, enfatizando o potencial transformador das tecnologias digitais na educação.