A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde e resultando no confinamento social, durante o período mais crítico da doença. Nesse cenário, estudantes dos cursos de pós-graduação vivenciaram situação de estresse, cujos prazos de formação foram adiados continuamente, apesar das bolsas recebidas, requerendo resultados a apresentar com base nos contratos pré-estabelecidos. Considerando este mote, o nosso objetivo foi analisar os impactos e desafios da COVID-19 em estudantes de cursos de pós-graduações de diferentes instituições brasileiras. A pesquisa quanti-qualitativa de natureza descritiva exploratória foi realizada a nível nacional. Assim, para atingir este objetivo, elaboramos, validamos e aplicamos um questionário semiaberto no período de 2020, tendo 5.985 respondentes das cinco regiões brasileiras, em um momento no qual a pandemia ocorria com alta mortalidade. Os resultados demostraram que a pandemia afetou a vida e as trajetórias acadêmicas dos estudantes, revelando não só um ambiente de insegurança e estresse, medo de infecção, mas também o angustiante receio de não cumprir os prazos, apontando prejuízos na saúde mental com desenvolvimento de ansiedade e depressão. Contudo, apesar de enfrentarem a adversidade da pandemia e estarem sob estresse contínuo, os pós-graduandos se mostraram comprometidos com suas trajetórias acadêmicas, unindo esforços com seus orientadores para o cumprimento do que lhes era esperado. Observamos ainda a necessidade de os programas de pós-graduação oferecerem atividades acadêmicas mais flexíveis, bem como a implementação de programas de apoio à saúde mental para os alunos em períodos pós-pandêmicos.