Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PANDEMIA DE COVID-19: IMPACTOS E DESAFIOS NA TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111509
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3719
    "inscrito_id" => 10809
    "titulo" => "A PANDEMIA DE COVID-19: IMPACTOS E DESAFIOS NA TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde e resultando no confinamento social, durante o período mais crítico da doença. Nesse cenário, estudantes dos cursos de pós-graduação vivenciaram situação de estresse, cujos prazos de formação foram adiados continuamente, apesar das bolsas recebidas, requerendo resultados a apresentar com base nos contratos pré-estabelecidos. Considerando este mote, o nosso objetivo foi analisar os impactos e desafios da COVID-19 em estudantes de cursos de pós-graduações de diferentes instituições brasileiras. A pesquisa quanti-qualitativa de natureza descritiva exploratória foi realizada a nível nacional. Assim, para atingir este objetivo, elaboramos, validamos e aplicamos um questionário semiaberto no período de 2020, tendo 5.985 respondentes das cinco regiões brasileiras, em um momento no qual a pandemia ocorria com alta mortalidade. Os resultados demostraram que a pandemia afetou a vida e as trajetórias acadêmicas dos estudantes, revelando não só um ambiente de insegurança e estresse, medo de infecção, mas também o angustiante receio de não cumprir os prazos, apontando prejuízos na saúde mental com desenvolvimento de ansiedade e depressão. Contudo, apesar de enfrentarem a adversidade da pandemia e estarem sob estresse contínuo, os pós-graduandos se mostraram comprometidos com suas trajetórias acadêmicas, unindo esforços com seus orientadores para o cumprimento do que lhes era esperado. Observamos ainda a necessidade de os programas de pós-graduação oferecerem atividades acadêmicas mais flexíveis, bem como a implementação de programas de apoio à saúde mental para os alunos em períodos pós-pandêmicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10809_TB3719_08042024235718.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA PIRES CORRÊA"
    "autor_nome_curto" => "Roberta Corrêa"
    "autor_email" => "correa.robertapires@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111509
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3719
    "inscrito_id" => 10809
    "titulo" => "A PANDEMIA DE COVID-19: IMPACTOS E DESAFIOS NA TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde e resultando no confinamento social, durante o período mais crítico da doença. Nesse cenário, estudantes dos cursos de pós-graduação vivenciaram situação de estresse, cujos prazos de formação foram adiados continuamente, apesar das bolsas recebidas, requerendo resultados a apresentar com base nos contratos pré-estabelecidos. Considerando este mote, o nosso objetivo foi analisar os impactos e desafios da COVID-19 em estudantes de cursos de pós-graduações de diferentes instituições brasileiras. A pesquisa quanti-qualitativa de natureza descritiva exploratória foi realizada a nível nacional. Assim, para atingir este objetivo, elaboramos, validamos e aplicamos um questionário semiaberto no período de 2020, tendo 5.985 respondentes das cinco regiões brasileiras, em um momento no qual a pandemia ocorria com alta mortalidade. Os resultados demostraram que a pandemia afetou a vida e as trajetórias acadêmicas dos estudantes, revelando não só um ambiente de insegurança e estresse, medo de infecção, mas também o angustiante receio de não cumprir os prazos, apontando prejuízos na saúde mental com desenvolvimento de ansiedade e depressão. Contudo, apesar de enfrentarem a adversidade da pandemia e estarem sob estresse contínuo, os pós-graduandos se mostraram comprometidos com suas trajetórias acadêmicas, unindo esforços com seus orientadores para o cumprimento do que lhes era esperado. Observamos ainda a necessidade de os programas de pós-graduação oferecerem atividades acadêmicas mais flexíveis, bem como a implementação de programas de apoio à saúde mental para os alunos em períodos pós-pandêmicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10809_TB3719_08042024235718.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA PIRES CORRÊA"
    "autor_nome_curto" => "Roberta Corrêa"
    "autor_email" => "correa.robertapires@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde e resultando no confinamento social, durante o período mais crítico da doença. Nesse cenário, estudantes dos cursos de pós-graduação vivenciaram situação de estresse, cujos prazos de formação foram adiados continuamente, apesar das bolsas recebidas, requerendo resultados a apresentar com base nos contratos pré-estabelecidos. Considerando este mote, o nosso objetivo foi analisar os impactos e desafios da COVID-19 em estudantes de cursos de pós-graduações de diferentes instituições brasileiras. A pesquisa quanti-qualitativa de natureza descritiva exploratória foi realizada a nível nacional. Assim, para atingir este objetivo, elaboramos, validamos e aplicamos um questionário semiaberto no período de 2020, tendo 5.985 respondentes das cinco regiões brasileiras, em um momento no qual a pandemia ocorria com alta mortalidade. Os resultados demostraram que a pandemia afetou a vida e as trajetórias acadêmicas dos estudantes, revelando não só um ambiente de insegurança e estresse, medo de infecção, mas também o angustiante receio de não cumprir os prazos, apontando prejuízos na saúde mental com desenvolvimento de ansiedade e depressão. Contudo, apesar de enfrentarem a adversidade da pandemia e estarem sob estresse contínuo, os pós-graduandos se mostraram comprometidos com suas trajetórias acadêmicas, unindo esforços com seus orientadores para o cumprimento do que lhes era esperado. Observamos ainda a necessidade de os programas de pós-graduação oferecerem atividades acadêmicas mais flexíveis, bem como a implementação de programas de apoio à saúde mental para os alunos em períodos pós-pandêmicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.