Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca da aplicação de uma sequência didática sobre Medidas realizada no âmbito do subprojeto do Pograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência de Pedagogia na Escola Estadual Hegésippo Reis localizada em Natal/RN, com estudantes na faixa etária entre 7 e 9 anos de idade. Teve como objetivos proporcionar aos estudantes a compreensão de que medir significa comparar tamanho, volume ou massa, através de experiências práticas, possibilitar o entendimento do processo histórico que levou a construção de um sistema legal de medidas, e sua adoção no Brasil, e proporcionar que os estudantes pudessem estimar, medir e comparar utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas e diversos instrumentos de medidas. Trata-se de um relato de abordagem qualitativa tendo como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular, Muniz et al(2008) e a concepção sócio-interacionista. Através desta sequência pudemos observar como resultados o desenvolvimento nos estudantes da capacidade de identificar os instrumentos adequados para medir, autonomia no reconhecimento das unidades de medida de massa e capacidade utilizadas em rótulos e embalagens, além da compreensão de que Medidas é um conhecimento matemático que nos auxilia na compreensão da realidade, uma vez que está presente no cotidiano.