Apesar das inovações acadêmicas proporcionadas pela educação profissionalizante disponibilizada pelos institutos federais, o ensino de programação ainda apresenta muitas lacunas. Dessa forma, este estudo investiga as dificuldades enfrentadas no ensino de programação do Curso Técnico Integrado em Informática (CTII) do IFRN - Campus Avançado Parelhas. O objetivo é analisar o desempenho dos alunos ao longo dos anos do curso, com foco nas disciplinas de Fundamentos de Lógica e Algoritmos (FLA) e Programação Orientada a Objetos (POO). A metodologia adotada consiste em um estudo de caso, que incluiu a aplicação de questionários, entrevistas e uma análise de dados sobre as taxas de reprovação nessas disciplinas nos últimos cinco anos. Os resultados revelam um desempenho baixo, com a média de pontuação dos alunos abaixo dos 50% em todas as turmas participantes. Dentre as principais dificuldades citadas pelos discentes, destacam-se a interpretação deficiente, o esquecimento de conceitos básicos e problemas na resolução de tarefas simples. Além disso, as análises destacam que há uma diminuição progressiva no interesse e entusiasmo dos alunos ao longo do curso.