O Ensino de Botânica permite a compreensão do reino vegetal, as características biológicas das plantas e sua importância para o meio ambiente. Entretanto, devido à adoção de métodos tradicionais ainda encontrados no ensino de Botânica, é visto como desmotivador e descontextualizado. Assim, adotar estratégias didáticas, como uso de jogos didáticos, podem promover uma aprendizagem significativa acerca dos conteúdos trabalhados em Botânica. Nesse sentido, o trabalho visa realizar um levantamento bibliográfico a respeito da utilização de jogos didáticos para o Ensino de Botânica na educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com tipologia de revisão bibliográfica. Para isso, utilizou-se os Anais do CONEDU e CONAPESC no intervalo de tempo dos anos de 2019 a 2023. Priorizaram-se trabalhos nos eixos de “Ensino de Ciências e Pesquisa no Ensino de Ciências”, com os termos “lúdico no ensino de Botânica” e “jogos didáticos”. Verificou-se os conteúdos abordados, os tipos de jogos aplicados e os benefícios proporcionados pela aplicação dessas ferramentas didáticas. Um total de quatro trabalhos foram identificados e avaliados, sendo-os do ensino fundamental e médio, abordando, sobretudo, o conteúdo de Angiospermas e suas estruturas biológicas. As modalidades didáticas eram de Jogos de Cartas e Dominó, tendo como principais benefícios promovidos a assimilação dos conteúdos, a interação e motivação na atividade lúdica e interesse no aprendizado dos conceitos. Portanto, concluiu-se que o Ensino de Botânica por meio do uso de jogos didáticos tornou-se motivador, interessante e atrativo para alunos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.