Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112333
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4916
    "inscrito_id" => 14634
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "O Ensino de Botânica permite a compreensão do reino vegetal, as características biológicas das plantas e sua importância para o meio ambiente. Entretanto, devido à adoção de métodos tradicionais ainda encontrados no ensino de Botânica, é visto como desmotivador e descontextualizado. Assim, adotar estratégias didáticas, como uso de jogos didáticos, podem promover uma aprendizagem significativa acerca dos conteúdos trabalhados em Botânica. Nesse sentido, o trabalho visa realizar um levantamento bibliográfico a respeito da utilização de jogos didáticos para o Ensino de Botânica na educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com tipologia de revisão bibliográfica. Para isso, utilizou-se os Anais do CONEDU e CONAPESC no intervalo de tempo dos anos de 2019 a 2023. Priorizaram-se trabalhos nos eixos de “Ensino de Ciências e Pesquisa no Ensino de Ciências”, com os termos “lúdico no ensino de Botânica” e “jogos didáticos”. Verificou-se os conteúdos abordados, os tipos de jogos aplicados e os benefícios proporcionados pela aplicação dessas ferramentas didáticas. Um total de quatro trabalhos foram identificados e avaliados, sendo-os do ensino fundamental e médio, abordando, sobretudo, o conteúdo de Angiospermas e suas estruturas biológicas. As modalidades didáticas eram de Jogos de Cartas e Dominó, tendo como principais benefícios promovidos a assimilação dos conteúdos, a interação e motivação na atividade lúdica e interesse no aprendizado dos conceitos. Portanto, concluiu-se que o Ensino de Botânica por meio do uso de jogos didáticos tornou-se motivador, interessante e atrativo para alunos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14634_TB4916_27102024042218.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TEIXEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS"
    "autor_email" => "marcus.teixeira@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112333
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4916
    "inscrito_id" => 14634
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "O Ensino de Botânica permite a compreensão do reino vegetal, as características biológicas das plantas e sua importância para o meio ambiente. Entretanto, devido à adoção de métodos tradicionais ainda encontrados no ensino de Botânica, é visto como desmotivador e descontextualizado. Assim, adotar estratégias didáticas, como uso de jogos didáticos, podem promover uma aprendizagem significativa acerca dos conteúdos trabalhados em Botânica. Nesse sentido, o trabalho visa realizar um levantamento bibliográfico a respeito da utilização de jogos didáticos para o Ensino de Botânica na educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com tipologia de revisão bibliográfica. Para isso, utilizou-se os Anais do CONEDU e CONAPESC no intervalo de tempo dos anos de 2019 a 2023. Priorizaram-se trabalhos nos eixos de “Ensino de Ciências e Pesquisa no Ensino de Ciências”, com os termos “lúdico no ensino de Botânica” e “jogos didáticos”. Verificou-se os conteúdos abordados, os tipos de jogos aplicados e os benefícios proporcionados pela aplicação dessas ferramentas didáticas. Um total de quatro trabalhos foram identificados e avaliados, sendo-os do ensino fundamental e médio, abordando, sobretudo, o conteúdo de Angiospermas e suas estruturas biológicas. As modalidades didáticas eram de Jogos de Cartas e Dominó, tendo como principais benefícios promovidos a assimilação dos conteúdos, a interação e motivação na atividade lúdica e interesse no aprendizado dos conceitos. Portanto, concluiu-se que o Ensino de Botânica por meio do uso de jogos didáticos tornou-se motivador, interessante e atrativo para alunos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14634_TB4916_27102024042218.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TEIXEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS"
    "autor_email" => "marcus.teixeira@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Ensino de Botânica permite a compreensão do reino vegetal, as características biológicas das plantas e sua importância para o meio ambiente. Entretanto, devido à adoção de métodos tradicionais ainda encontrados no ensino de Botânica, é visto como desmotivador e descontextualizado. Assim, adotar estratégias didáticas, como uso de jogos didáticos, podem promover uma aprendizagem significativa acerca dos conteúdos trabalhados em Botânica. Nesse sentido, o trabalho visa realizar um levantamento bibliográfico a respeito da utilização de jogos didáticos para o Ensino de Botânica na educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com tipologia de revisão bibliográfica. Para isso, utilizou-se os Anais do CONEDU e CONAPESC no intervalo de tempo dos anos de 2019 a 2023. Priorizaram-se trabalhos nos eixos de “Ensino de Ciências e Pesquisa no Ensino de Ciências”, com os termos “lúdico no ensino de Botânica” e “jogos didáticos”. Verificou-se os conteúdos abordados, os tipos de jogos aplicados e os benefícios proporcionados pela aplicação dessas ferramentas didáticas. Um total de quatro trabalhos foram identificados e avaliados, sendo-os do ensino fundamental e médio, abordando, sobretudo, o conteúdo de Angiospermas e suas estruturas biológicas. As modalidades didáticas eram de Jogos de Cartas e Dominó, tendo como principais benefícios promovidos a assimilação dos conteúdos, a interação e motivação na atividade lúdica e interesse no aprendizado dos conceitos. Portanto, concluiu-se que o Ensino de Botânica por meio do uso de jogos didáticos tornou-se motivador, interessante e atrativo para alunos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.