A proposta dessa pesquisa concentra-se em mapear de forma sistemática, reconhecendo o campo do saber, os estudos acadêmicos no que se refere à utilização das tecnologias digitais no âmbito de atuação dos Núcleos de Educação Ambiental (NEA), numa concepção que ressalte as ações e projetos já implementados, com foco na abordagem da Educação Ambiental Crítica. A busca dos estudos foi realizada utilizando uma ferramenta tecnológica, considerando um recorte temporal de dez anos, entre janeiros de 2014 e janeiro de 2023. A partir dos termos: Educação Ambiental Crítica, Tecnologias Digitais, Núcleo de Educação Ambiental e Programa, foram gerados quinze strings de busca/descritores, dos quais selecionamos oito que mais se aproximam do foco da investigação. Com base no levantamento, evidenciamos o estado da arte sobre o tema e as contribuições das produções acadêmicas que associam o uso de tecnologias digitais e a educação ambiental no âmbito de atuação dos NEA, bem como apontamos lacunas e tendências dos avanços sobre a temática abordada.