Situada no âmbito da Educação, a pesquisa traz resultados parciais cujo objetivo foi o de investigar concepções e práticas entorno do livro didático do PNLD/2022 para a Educação Infantil, a partir de narrativas de professores(as). O estudo busca responder aos seguintes questionamentos: quais as concepções dos(as) professores(as) sobre o uso do livro didático do PNLD/2022 e como este material está sendo trabalhado na Educação Infantil? O arcabouço teórico do trabalho está fundido a partir das contribuições de Sarmento (2005) para discutir sobre criança e infância, Vygostky (2019) para dialogar conceitualmente sobre aprendizagem e desenvolvimento, além das reflexões a partir das DCNE (2009) e outros dispositivos normativos. Do ponto de vista metodológico, nossa pesquisa se caracteriza como do tipo qualitativa e exploratória. O corpus de análise foi constituído por narrativas escritas construídas a partir de questionário virtual e por análise documental. Haja vista o arcabouço que fundamenta a estruturação do livro do PNLD 2022 para a Educação Infantil, a pesquisa revelou a necessidade de avançarmos nas discussões sobre a inter-relação entre os conceitos de criança, infância e função socioeducativa da Educação Infantil e sobre a sua relação com a escolha de materiais que considerem as especificidades, as curiosidades e os interesses das crianças e favoreçam a materialização de uma postura espistemopolítica e pedagógica que oportunize a condição da criança como sujeito partícipe do currículo da Educação Infantil, tendo em vista que há respostas que sinalizam para uma concepção do livro como ferramenta basilar para a garantia da aprendizagem.