O presente trabalho, intitulado Diagnóstico Pedagógico (DIPE): mapeamento de ações didático pedagógicas para garantir a permanência e êxito estudantil, teve como objetivo geral analisar os dados educacionais das turmas dos cursos técnicos integrados do IFCE campus Boa Viagem, percebendo os desafios e possibilidades para o percurso formativo exitoso. De modo específico, refletir sobre as ações empreendidas pelo campus que contribuem para a permanência e êxito estudantil, analisar o perfil dos estudantes do campus Boa Viagem e o contexto institucional. A realização da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa. Nela foram analisados dados de 5(cinco) turmas que concluíram seu ciclo formativo. Os dados analisados referem-se a 4 etapas: contexto institucional, avaliação diagnóstica e perfil estudantil, inserção nos programas institucionais e acompanhamento dos egressos. O acompanhamento dessas 4 etapas nos permite verificar as ações didático pedagógicas e políticas institucionais que tiveram maior impacto no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, construir um perfil estudantil para que intervenções pedagógicas considere as particularidades de cada aluno, com foco naqueles que apresentam maior dificuldades de aprendizagens e medir os indicadores de ensino analisados. Este trabalho, conduzido pelo Departamento de Ensino, possibilitou um olhar detalhado sobre os percursos formativos dos alunos dos cursos técnicos integrados do IFCE campus Boa Viagem, verificando, no contexto institucional, as possíveis causas de sucesso e fracasso escolar, sendo possível, através desses dados, a construção de perfis estudantis que orientaram as ações de intervenção pedagógica na busca de garantir a permanência e o êxito estudantil nos cursos técnicos integrados do IFCE campus Boa Viagem.