Um dos grandes desafios do século XXI é o envelhecimento demográfico em nível mundial. Esse fenômeno apresenta novas demandas nos diferentes aspectos: sociais, econômicos, de saúde, político, culturais e educacionais. A educação é um direito constitucional e inalienável de todo cidadão, entretanto não existem políticas educacionais específicas para as pessoas 60+. A problemática que despertou esta investigação: A educação para as pessoas 60+, oferecida pela Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) possibilita a inclusão e proporciona maior visibilidade e participação social da pessoa idosa? Esta pesquisa bibliográfica e documental objetiva analisar o Programa extensionista da Universidade Aberta para a Terceira Idade oferecido faz 33 anos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná - Brasil, identificar os benefícios que a UATI/UEPG proporciona para as pessoas idosas que o frequentam, reconhecer se a educação oferecida na UATI promove a inclusão social das pessoas 60+ que frequentam esse programa. O referencial teórico teve como base os autores: Requejo Osório, Rita de Cássia Oliveira, Debret, Both, Veras, Gadotti, Cachioni. Como resultados aponta-se que a UATI/UEPG se baseia na concepção da educação ao longo da vida e reconhece a relevância das relações intergeracionais para a inserção e participação das pessoas idosas nas mudanças sociais. Ressalta-se também que a UATI/UEPG contribui e beneficia as pessoas idosas para a maior interação social, empoderando por meio dos conhecimentos e informações, possibilita uma melhoria na qualidade de vida, na ampliação de amizades e no fortalecimento de laços afetivos, oportuniza maior autonomia, segurança pessoal, independência, maior visibilidade e inclusão social.