Este trabalho tem como objetivo principal relatar as experiências desenvolvidas em um Centro de Educação Infantil de Fortaleza que atende crianças na primeira infância. A proposta promove o desemparedamento das atividades com as crianças, percebendo o ambiente natural como primordial para o desenvolvimento integral na primeira infância incentivando o cuidado com a vida na terra e o gosto pela natureza. Temos como objetivos incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza. Para tanto, foram realizados momentos de interação para a criação de espaços naturalizados pelas crianças fora das salas de referência nos ambientes naturais da escola. Assim, desenvolvemos ações por grupos etários a fim de gerar interesse conforme a idade. Para a realização de algumas ações contamos com o apoio de toda a comunidade escolar. Através do protagonismo infantil foram desenvolvidas experiências espontâneas de maneira livre tendo o adulto como mediador no cultivo de mudas em hortas, integrando assim, as crianças a natureza. As intervenções seguirão a proposta da pedagogia de projetos conforme Santos e Carvalho (2022). Com isso, obtivemos resultados significativos aproximando as crianças da natureza ao realizarem vivências de cuidado com o meio ambiente contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes.