O objetivo deste trabalho foi descrever a relevância da disciplina Educação Étnico-Racial e Diversidade para formação de professores no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O componente curricular favoreceu o entendimento das dinâmicas sociais, culturais, históricas e políticas entre diferentes grupos étnicos. É fundamental a luta contra o racismo, visando uma sociedade mais justa que garanta os direitos de todos os cidadãos. No entanto, a integração dessa discussão no contexto escolar apresenta desafios, especialmente no que diz respeito à habilidade dos docentes de Ciências e Biologia em relacionar os conteúdos ministrados com as dinâmicas de vivências sociais dos educandos. Segundo Silva e Araújo (2023), o desconhecimento dos educadores sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena é um dos obstáculos que dificultam a abordagem dessas temáticas. Para uma prática docente antirracista e dialógica, é oportuno que os professores estejam capacitados para incorporar esses tópicos em sala de aula. Portanto, a formação inicial deve promover a educação voltada para a diversidade. Durante o desenvolvimento da disciplina, por meio das leituras de textos e seminários, foi possível identificar uma variedade de abordagens empregadas para estimular a compreensão e reflexão sobre as questões étnico-raciais, direitos humanos, relações de gênero, educação indígena e do campo, direcionando a formação dos professores(as) multiculturalistas. De acordo com Souza e Machado (2022), o multiculturalismo amplia as oportunidades de aprendizado ao permitir uma análise das diferenças culturais, de gênero, classe social, econômica e religiosa, destacando que o educador como formador de opiniões, precisa estar inserido nesse contexto para assegurar o sucesso do ensino. Esse processo colabora para reflexões e conscientização favorecendo o desenvolvimento de habilidades para lidar com a diversidade em contextos educacionais e tornar realidade a implementação de práticas educativas mais inclusivas na busca de construir uma sociedade mais equitativa.