Um dos maiores desafios do século XXI, está relacionada a questões ambientais, onde o plástico é um grande protagonista desta problemática. Entre as consequências do descarte irregular do plástico, pode ser observado danos ao meio ambiente, e a própria saúde humana. Provocando assim, uma reflexão, da necessidade de educar a sociedade, para sanar ou minimizar essa questão. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a percepção de estudantes, quanto ao desenvolvimento de uma atividade investigativa contemplando os seguimentos da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), sobre composição, propriedade e impactos do plástico na sociedade. O estudo foi realizado em uma Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Médio no interior da paraíba, durante um período de 4 semanas nas aulas de Aprofundamento I, voltado para a área de Ciências da Natureza. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com análise baseada na intepretação. O estudo foi dividido em 4 etapas: (I) aplicação de uma atividade com bases da ABP; (II) aplicação de um questionário investigativo; (III) análise de dados. Após a análise dos dados obtidos por meio do questionário, a maior parte dos participantes consideraram a metodologia cansativa e trabalhosa. Além disso, houve resistência ao participar de algumas partes da ABP. Porém, a maioria relatou ter compreendido o conteúdo proposto, indicando que a ABP pode apresentar uma grande potencialidade na construção do conhecimento nas Ciências da Natureza, promovendo ao estudante a oportunidade de ser ativo e colaborar com o processo didático e pedagógico.