Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DA ABP PARA O ENSINO SOBRE PLÁSTICOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111286
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3394
    "inscrito_id" => 8797
    "titulo" => "APLICAÇÃO DA ABP PARA O ENSINO SOBRE PLÁSTICOS"
    "resumo" => "Um dos maiores desafios do século XXI, está relacionada a questões ambientais, onde o plástico é um grande protagonista desta problemática. Entre as consequências do descarte irregular do plástico, pode ser observado danos ao meio ambiente, e a própria saúde humana. Provocando assim, uma reflexão, da necessidade de educar a sociedade, para sanar ou minimizar essa questão. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a percepção de estudantes, quanto ao desenvolvimento de uma atividade investigativa contemplando os seguimentos da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), sobre composição, propriedade e impactos do plástico na sociedade. O estudo foi realizado em uma Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Médio no interior da paraíba, durante um período de 4 semanas nas aulas de Aprofundamento I, voltado para a área de Ciências da Natureza. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com análise baseada na intepretação. O estudo foi dividido em 4 etapas: (I) aplicação de uma atividade com bases da ABP; (II) aplicação de um questionário investigativo; (III) análise de dados. Após a análise dos dados obtidos por meio do questionário, a maior parte dos participantes consideraram a metodologia cansativa e trabalhosa. Além disso, houve resistência ao participar de algumas partes da ABP. Porém, a maioria relatou ter compreendido o conteúdo proposto, indicando que a ABP pode apresentar uma grande potencialidade na construção do conhecimento nas Ciências da Natureza, promovendo ao estudante a oportunidade de ser ativo e colaborar com o processo didático e pedagógico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8797_TB3394_08042024222453.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYO DA SILVA JACOBINO"
    "autor_nome_curto" => "KAYO JACOBINO"
    "autor_email" => "kayo.prof.qui@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111286
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3394
    "inscrito_id" => 8797
    "titulo" => "APLICAÇÃO DA ABP PARA O ENSINO SOBRE PLÁSTICOS"
    "resumo" => "Um dos maiores desafios do século XXI, está relacionada a questões ambientais, onde o plástico é um grande protagonista desta problemática. Entre as consequências do descarte irregular do plástico, pode ser observado danos ao meio ambiente, e a própria saúde humana. Provocando assim, uma reflexão, da necessidade de educar a sociedade, para sanar ou minimizar essa questão. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a percepção de estudantes, quanto ao desenvolvimento de uma atividade investigativa contemplando os seguimentos da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), sobre composição, propriedade e impactos do plástico na sociedade. O estudo foi realizado em uma Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Médio no interior da paraíba, durante um período de 4 semanas nas aulas de Aprofundamento I, voltado para a área de Ciências da Natureza. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com análise baseada na intepretação. O estudo foi dividido em 4 etapas: (I) aplicação de uma atividade com bases da ABP; (II) aplicação de um questionário investigativo; (III) análise de dados. Após a análise dos dados obtidos por meio do questionário, a maior parte dos participantes consideraram a metodologia cansativa e trabalhosa. Além disso, houve resistência ao participar de algumas partes da ABP. Porém, a maioria relatou ter compreendido o conteúdo proposto, indicando que a ABP pode apresentar uma grande potencialidade na construção do conhecimento nas Ciências da Natureza, promovendo ao estudante a oportunidade de ser ativo e colaborar com o processo didático e pedagógico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8797_TB3394_08042024222453.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYO DA SILVA JACOBINO"
    "autor_nome_curto" => "KAYO JACOBINO"
    "autor_email" => "kayo.prof.qui@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Um dos maiores desafios do século XXI, está relacionada a questões ambientais, onde o plástico é um grande protagonista desta problemática. Entre as consequências do descarte irregular do plástico, pode ser observado danos ao meio ambiente, e a própria saúde humana. Provocando assim, uma reflexão, da necessidade de educar a sociedade, para sanar ou minimizar essa questão. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a percepção de estudantes, quanto ao desenvolvimento de uma atividade investigativa contemplando os seguimentos da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), sobre composição, propriedade e impactos do plástico na sociedade. O estudo foi realizado em uma Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Médio no interior da paraíba, durante um período de 4 semanas nas aulas de Aprofundamento I, voltado para a área de Ciências da Natureza. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com análise baseada na intepretação. O estudo foi dividido em 4 etapas: (I) aplicação de uma atividade com bases da ABP; (II) aplicação de um questionário investigativo; (III) análise de dados. Após a análise dos dados obtidos por meio do questionário, a maior parte dos participantes consideraram a metodologia cansativa e trabalhosa. Além disso, houve resistência ao participar de algumas partes da ABP. Porém, a maioria relatou ter compreendido o conteúdo proposto, indicando que a ABP pode apresentar uma grande potencialidade na construção do conhecimento nas Ciências da Natureza, promovendo ao estudante a oportunidade de ser ativo e colaborar com o processo didático e pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.