A busca por uma sociedade mais justa e igualitária tem impulsionado transformações significativas no cenário educativo, especialmente no que diz respeito à inclusão de todos os indivíduos em ambientes escolares, independentemente das diferenças que apresentam, buscando superar barreiras históricas e criar ambientes educacionais verdadeiramente acessíveis e inclusivos. Sendo assim, surgiu a proposta de investigar e analisar as políticas educacionais de inclusão, no município de Fortaleza, considerando os documentos norteadores dos órgãos competentes, e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI/2008, como ferramenta de orientação para práticas efetivamente significativas para o público alvo da educação especial. O estudo busca compreender a trajetória e os desafios das políticas educacionais para alunos com deficiência nas escolas municipais de Fortaleza, visando fortalecer as práticas inclusivas, por meio de uma análise bibliográfica da legislação proposta para a realização dessas ações. Objetivamos então nessa pesquisa, identificar e compreender os desafios encontrados no percurso educacional das pessoas com deficiência, em ambientes de ensino, e o que é necessário para que a aprendizagem aconteça de forma significativa para cada aluno, respondendo aos questionamentos geradores dos aspectos a seguir relacionados, como: a efetiva inclusão dos alunos com deficiência nas salas de aula regulares das escolas municipais de Fortaleza; a formação adequada para todos os profissionais das instituições de ensino que recebem os alunos com deficiência; a análise das políticas públicas e educacionais implementadas para a melhoria na qualidade do ensino ofertado a esses alunos, e para que o embasamento teórico apresente coerência nos fatos e argumentos, seguiremos a orientação da autora Mantoan, 2003, que enfatiza a real proposta da inclusão, e como esta deve propagar-se no ambiente escolar.