Descrevemos o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência de ensino utilizando a plataforma Arduíno (ferramenta de código aberto) na aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea (FMC) numa perspectiva conceitual. As intervenções foram realizadas em uma instituição pública federal de ensino na cidade de Ouricuri - PE, e contou com a participação de 30 estudantes (14 moças e 16 rapazes) com faixa etária entre 16 e 18 anos, matriculados no segundo ano do curso de Ensino Médio Técnico em Informática. A partir do efeito fotoelétrico, utilizando-se componentes eletrônicos acessíveis como LEDs coloridos, resistores, potenciômetros e sensores de baixo custo, propusemos duas intervenções experimentais, acompanhadas do uso do simulador PhET. Adotamos como referencial teórico as ideias de David Ausubel sobre Aprendizagem Significativa e, como suporte metodológico para construção da sequência didática de ensino, utilizamos a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) propostos por Delizoicov e Angoti. Através da análise de questionários e de interações discursivas, pudemos verificar o nível de assimilação do conteúdo, com clara apropriação da linguagem científica, sugerindo indícios de uma aprendizagem significativa tanto receptiva quanto pela descoberta. Entretanto, um acompanhamento mais prolongado desse processo com vistas ao detalhamento da interação não-literal e não-arbitrária entre os conhecimentos prévios e o novo aprendizado é necessário para tal afirmação. Oitenta por cento dos avaliados responderam que foi “ótima” a intervenção e vinte por cento responderam que foi “boa”. Logo, consideramos a intervenção como eficaz e capaz de estimular o aprendizado colaborativo, o raciocínio, o questionamento e a associação com tecnologias vivenciadas no cotidiano dos discentes.