O projeto Museu-Escola veio à tona a partir da necessidade de democratizar e sistematizar o conhecimento histórico e cultural de Redenção-CE nas escolas da rede municipal de ensino. Esta ação buscou promover o protagonismo, a autonomia estudantil e principalmente o direito da criança em conhecer a sua história local e os principais elementos que a compõe. Esta ação, justifica-se a partir da importância histórica de Redenção, considerada a primeira cidade do Brasil a abolir seus escravizados em 1º de janeiro de 1883, um ano antes do Ceará e cinco anos antes da Lei Áurea. Nesse sentido, houve a necessidade do resgate da memória local nos espaços escolares, além de outros aspectos que envolveram as multiculturalidades do município. Nessa perspectiva, o Museu-Escola se inseriu nas instituições de ensino dos Anos Iniciais, coordenado por professores de História e Geografia com aulas teóricas e práticas; visitas in loco dos espaços em estudo e a culminância com participação da comunidade escolar. Dessa forma, este trabalho se debruçou na pesquisa qualitativa (Minayo, 2001), por meio da análise de seu impacto no contexto escolar. E foi neste viés, que determinada ação se consolidou como uma prática educativa dinâmica (Barca, 2004) que promoveu de forma lúdica a história de Redenção em suas escolas públicas, levando em conta o universo da criança (Caimi, 2006) para garantir que a apropriação deste conhecimento ocorra permeada de sentido e significação, resultando assim, em sólidas aprendizagens.