Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES NO NÍVEL SUPERIOR DE ENSINO: UMA ABORDAGEM QUE PERPASSA DA PESQUISA À EXTENSÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111097
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3131
    "inscrito_id" => 6794
    "titulo" => "NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES NO NÍVEL SUPERIOR DE ENSINO: UMA ABORDAGEM QUE PERPASSA DA PESQUISA À EXTENSÃO"
    "resumo" => "As necessidades formativas de professores que atuam no nível superior de ensino estão inclusas num contexto de responsabilidade profissional, pois exigem uma atenção constante à necessidade de mudanças nas metodologias, práticas educativas, recursos, capacitações, etc. Nesse sentido de relevância desse profissional que atua na construção de novos profissionais, surge a seguinte indagação: Quais as atuais necessidades formativas dos docentes atuantes no nível Superior de Ensino e seus impactos na pesquisa e extensão universitária? Para tanto, a pesquisa aqui retratada, objetivou em linhas gerais compreender as necessidades formativas docentes e as suas implicações nas práticas educativas acadêmicas no nível superior de ensino interligando a sua responsabilidade com a pesquisa e extensão. Especificamente tenciona registrar os fatores que se revelam como necessidades formativas e analisar as mesmas dentro da atual realidade acadêmica que implicam na construção da figura do professor universitário. Os resultados obtidos foram baseados em pesquisa qualitativa com entrevistas que foram preenchidas online por meio do Google Forms. Diante dos resultados foi possível analisar as atuais necessidades formativas e como as mesmas interferem na construção da produção científica e extensão universitária, necessitando de novas atuações, discussões e estratégias de resolução. Considera-se está explanação como relevante para o aprofundamento dos estudos sobre a atuação docente no ensino superior, em especial nos cursos de licenciatura. Além disso, contribui de forma significativa para posteriores discussões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6794_TB3131_27102024120907.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA RAQUEL DA SILVA MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "ANA RAQUEL"
    "autor_email" => "anainharaquel2020@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111097
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3131
    "inscrito_id" => 6794
    "titulo" => "NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES NO NÍVEL SUPERIOR DE ENSINO: UMA ABORDAGEM QUE PERPASSA DA PESQUISA À EXTENSÃO"
    "resumo" => "As necessidades formativas de professores que atuam no nível superior de ensino estão inclusas num contexto de responsabilidade profissional, pois exigem uma atenção constante à necessidade de mudanças nas metodologias, práticas educativas, recursos, capacitações, etc. Nesse sentido de relevância desse profissional que atua na construção de novos profissionais, surge a seguinte indagação: Quais as atuais necessidades formativas dos docentes atuantes no nível Superior de Ensino e seus impactos na pesquisa e extensão universitária? Para tanto, a pesquisa aqui retratada, objetivou em linhas gerais compreender as necessidades formativas docentes e as suas implicações nas práticas educativas acadêmicas no nível superior de ensino interligando a sua responsabilidade com a pesquisa e extensão. Especificamente tenciona registrar os fatores que se revelam como necessidades formativas e analisar as mesmas dentro da atual realidade acadêmica que implicam na construção da figura do professor universitário. Os resultados obtidos foram baseados em pesquisa qualitativa com entrevistas que foram preenchidas online por meio do Google Forms. Diante dos resultados foi possível analisar as atuais necessidades formativas e como as mesmas interferem na construção da produção científica e extensão universitária, necessitando de novas atuações, discussões e estratégias de resolução. Considera-se está explanação como relevante para o aprofundamento dos estudos sobre a atuação docente no ensino superior, em especial nos cursos de licenciatura. Além disso, contribui de forma significativa para posteriores discussões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6794_TB3131_27102024120907.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA RAQUEL DA SILVA MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "ANA RAQUEL"
    "autor_email" => "anainharaquel2020@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As necessidades formativas de professores que atuam no nível superior de ensino estão inclusas num contexto de responsabilidade profissional, pois exigem uma atenção constante à necessidade de mudanças nas metodologias, práticas educativas, recursos, capacitações, etc. Nesse sentido de relevância desse profissional que atua na construção de novos profissionais, surge a seguinte indagação: Quais as atuais necessidades formativas dos docentes atuantes no nível Superior de Ensino e seus impactos na pesquisa e extensão universitária? Para tanto, a pesquisa aqui retratada, objetivou em linhas gerais compreender as necessidades formativas docentes e as suas implicações nas práticas educativas acadêmicas no nível superior de ensino interligando a sua responsabilidade com a pesquisa e extensão. Especificamente tenciona registrar os fatores que se revelam como necessidades formativas e analisar as mesmas dentro da atual realidade acadêmica que implicam na construção da figura do professor universitário. Os resultados obtidos foram baseados em pesquisa qualitativa com entrevistas que foram preenchidas online por meio do Google Forms. Diante dos resultados foi possível analisar as atuais necessidades formativas e como as mesmas interferem na construção da produção científica e extensão universitária, necessitando de novas atuações, discussões e estratégias de resolução. Considera-se está explanação como relevante para o aprofundamento dos estudos sobre a atuação docente no ensino superior, em especial nos cursos de licenciatura. Além disso, contribui de forma significativa para posteriores discussões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.